Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti

Por Daniel França e Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco está arrecadando donativos a serem repassados às vítimas do terremoto que devastou grande parte do Haiti no dia 12 de janeiro. O país localizado no Caribe é o mais pobre da América Latina. A campanha está sendo feita em parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que atua pelos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A instituição é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água, roupas e toalhas. O material deve ser entregue em dois postos de coleta: na Divisão de Ação Pastoral, localizada no térreo do bloco A, ou na Pró-reitoria Comunitária, Procom, situada no térreo do bloco B. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou mais um parceiro para a arrecadação dos donativos e para a campanha de sensibilização de ajuda às vítimas do o Haiti. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap se juntou à iniciativa, que já arrecadou mais de 500 kg de alimentos e duas toneladas de roupas, além de uma quantidade de brinquedos ainda não contabilizada.

Integrante da diretoria de comunicação do DCE Unicap, a estudante de jornalismo do 2º período, Maria Cardoso, explicou a importância da iniciativa. “A ideia da gente é justamente que o pessoal perceba que deve ajudar mesmo após a tragédia, pois o Haiti é um país pobre. Temos que fazer mais trabalhos humanitários”, afirmou.

Maria Cardoso contou que, por se tratar de uma instituição comunitária, a Unicap foi a parceira ideal para tirar a ideia do papel. “São pessoas que precisam de ajuda, por isso que a gente recorreu à Pastoral. Já faz um tempo que aconteceu a tragédia, mas as pessoas ainda não têm nada, é preciso trabalhar essa perspectiva. O DCE viu que uma universidade tão grande como a Católica, que já trabalha mais esse lado humanitário, pode fazer mais”, disse a estudante.

O coordenador da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Antônio Mota, lembrou da importância na continuação da campanha para ajudar as vítimas do Haiti. “Neste tempo de quaresma é importante se aproximar das pessoas mais carentes, praticando solidariedade e partilha. Devemos deixar o egoísmo de lado, e acolher mais quem está sofrendo”, explicou. Padre Mota lembrou que as inscrições para voluntários seguem na Pastoral da Unicap.