Católica sedia seminário da ActionAid

actionaid-win_featuredimage

Assessoria de Comunicação da ActionAid

Para marcar o encerramento de um projeto de três anos de combate à exploração sexual e ao uso de drogas por meninas e mulheres em três comunidades periféricas da Grande Recife, ActionAid, Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e ETAPAS realizam seminário em que apresentarão os principais resultados da experiência. O evento, aberto à imprensa, acontece nesta quarta-feira, dia 1º de julho, a partir das 14h, no campus da Universidade Católica de Pernambuco.

Estarão presentes representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que falarão sobre a importância dessas instituições no enfrentamento desses contextos. Também participarão três jovens que integraram o projeto e que darão seus depoimentos sobre suas próprias experiências. Elas são das comunidades de Charnequinha, Passarinho, Ibura e Jordão. As jovens aproveitarão a ocasião para lançar a campanha “As Rochedas”, fruto da iniciativa realizada pelas quatro organizações e que tem o objetivo de conscientizar, via ação nas redes sociais, outras jovens e adolescentes a favor de suas autonomias e contra situações de violência.

O projeto, que recebeu financiamento da organização britânica Comic Relief, teve o objetivo de garantir que meninas e mulheres envolvidas com exploração sexual e uso de crack saíssem da situação de violência e abuso e buscassem novas alternativas de vida. Na metodologia aplicada, foram realizadas rodas de conversas com as jovens, sessões de terapia, encontros familiares e parcerias com gestores públicos locais, para potencializar os resultados do projeto e ampliar seu raio de ação. Abaixo, alguns dos resultados obtidos ao longo de três anos de trabalho:

– 390 meninas participaram de capacitações e adquiriram maior conhecimento e consciência sobre os riscos da vulnerabilidade ao abuso e exploração sexual.

– 130 meninas e mulheres jovens se tornaram referência nas suas comunidades em relação à prevenção da exploração sexual e/ou do uso de drogas. Elas são procuradas por jovens, lideranças comunitárias e diretores de escola para realizarem intervenções, responderem a dúvidas sobre os temas ou mesmo encaminharem denúncias.

– Jovens líderes multiplicaram informação para outras 1.940 meninas em risco ou vítimas de exploração sexual.

– 250 gestores públicos dos poderes municipal e estadual participaram das diversas ações que visaram a influenciar as políticas e práticas públicas sobre esses problemas.

-775 moradores das três comunidades do projeto participaram de círculos de reflexão sobre a exploração sexual de meninas e o uso de drogas.

SERVIÇO:
O QUE: Seminário de apresentação de resultados de projeto de enfrentamento à exploração sexual e uso de drogas por meninas e jovens mulheres em comunidades da Grande Recife
QUANDO: Quarta-feira, 01 de julho, a partir das 14h
ONDE: Campus da Universidade Católica de Pernambuco, auditório G2 do bloco G