Católica sedia lançamento da campanha Mídia sem Violações de Direitos

A Universidade Católica de Pernambuco sediou, na noite desta quarta-feira (21), na sala 510 do bloco A, o lançamento da campanha “Mídia sem Violações de Direito”.  A campanha é uma iniciativa de pesquisadores, organizações sociais e ativistas que buscam denunciar as inúmeras violações de direitos humanos que ocorrem nos programas policialescos da televisão brasileira.

No encontro, foram apresentados dados e levantamentos sobre os programas que mais violam direitos. O Coletivo Intervozes desenvolveu uma plataforma de denúncias online que pode ser alimentada por todos. O ranking tem como base uma pesquisa realizada pela Andi – Comunicação e Direitos, que resultou em três publicações “Violações de Direitos na Mídia Brasileira”, volumes I, II e III. Um quarto volume com informações sobre quem são os financiadores destes programas (por meio de publicidade) será lançado em 2017. A plataforma de denúncias online foi elaborada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Para saber mais acesse http://www.midiasemviolacoes.com.br/.

Para a professora do curso de Jornalismo  da Unicap  e membro do Núcleo de Comunicação e Direitos Humanos, Andrea Trigueiro, é de extrema importância ter esse tipo de diálogo já no início da carreira.”É uma maneira de já mostrar que o curso tem função social. O jornalismo não é publicidade e não é marketing. É função social de diálogo entre os que não têm voz e os que têm voz. Obviamente que ao longo da historia existem vários desvirtuamentos. Então isso ajuda na formação de profissionais mais comprometidos  com essa função social que o jornalismo tem”, enfatizou.

Participaram da mesa Patrícia Paixão (Comissão de Ética do Sindicado dos Jornalistas de Pernambuco), Ana Claudia Mielke (Intervozes), Edna Jatobá (Movimento Nacional de Direitos Humanos/PE), Maxwell Vignoli (Promotor de Justiça MPF/PE), Renato Feitosa (Frente Pernambucana pelo Direito à Comunicação) e Carla Patrícia (coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco).