Católica sedia abertura do Encontros com Diretores de Cinema Espanhol

Aos apaixonados pelo mundo cinematográfico, a parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Cervantes já está rendendo frutos. Nos dias 27 e 28 de maio, será realizado o Encontros com Diretores de Cinema Espanhol.

A oportunidade visa gerar novos conhecimentos sobre a cultura do cinema espanhol, em uma programação recheada de exibições e debates. O Encontro com críticos cinematográficos, primeira parte do evento, será sediado na Universidade Católica de Pernambuco, na sala 510 do bloco A, às 19h.

No encontro, será transmitido o curta-metragem Entrevias (1995), dirigido pelo espanhol Juan Vicente Córdoba. Ao término do filme, acontecerá um debate com o diretor.

Já no dia 28, o ciclo tem a continuação na Faculdade Maurício de Nassau, das 9 às 12h, no Encontro com Realizadores. Às 17h, o Instituto Cervantes promove o Clube de Leitura – projeto inicial do curso que, a cada última sexta-feira do mês, organizará um espaço para leitura, estimulando a prática do idioma nos estudantes.

O Panorama atual do cinema espanhol e pernambucano – contrastes e diálogos será realizado também no Instituto, onde serão exibidos os curtas-metragens Recife de Dentro pra Fora (1997), da pernambucana Kátia Mesel, e Anunque tú no lo sepas (2000), de Juan Vicente Córdoba.

O coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa, será um dos convidados para compor a mesa-redonda, que encerrará a programação. Além dele, a cineasta Kátia Mesel, o diretor espanhol Juan Vicente Córdoba e o vice-coordenador de Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Cunha, também irão participar.