Católica rumo aos 60 Anos

Setembro é o mês de aniversário da Universidade Católica de Pernambuco. No próximo dia 27, a Unicap irá completar 59 anos. Mas a data será o marco inicial das comemorações dos 60 anos da instituição. O Reitor, Padre Pedro Rubens, mais novo cidadão pernambucano, anunciou uma agenda que já está movimentando a comunidade acadêmica. Confira as principais ações:

1- Climatização das salas de aula: o projeto já está protocolado no BNDES aguardando a liberação do financiamento. As aquisições dos equipamentos de ar condicionado serão priorizadas a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional da Católica (PDI).

2- Plantio de 60 árvores: A climatização artificial gera um custo ambiental que será compensado pelo plantio de 60 árvores no campus da Unicap. A medida visa tornar ainda mais agradável o ambiente universitário. As primeiras mudas de palmeiras imperiais já foram plantadas próximas ao Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança.

3- Revitalização do campus: A Católica está implantando uma rede de serviços em seu campus  com o objetivo de facilitar a vida de alunos, professores e funcionários. Além de novos estabelecimentos no ramo de alimentação, já está funcionando no hall do bloco A uma agência de turismo e uma livraria.

4- Incremento e realização de novas parcerias: a Católica vive um momento diferente no seu relacionamento com a sociedade. Exemplos concretos são a implantação do Liceu Nóbrega, em parceria com o governo do estado; convênio com a TV Globo e Unesco para a gestão local do Projeto Criança Esperança; parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça na preparação de jovens de baixa renda do bairro do Pina para o vestibular; Vinda dos seminaristas para     estudar Filosofia e Teologia na Universidade numa parceria inédita com a Arquidiocese de Olinda e Recife.

5- Incremento na produção cultural: a efervescência cultural pernambucana movimenta o dia a dia da Católica com apresentações dos grupos artísticos da Universidade como o MPB, Flor de Maracujá; Tambores D´Olorum; Wave; Madrigal Marlos Nobre; Quinta em Ritmo de Poesia; Festival de Primavera; Mostras de Cinema entre várias outras atividades culturais. O jornalista Léo Tabosa é o recém-nomeado produtor cultural da Católica.

6- Reforma do Palácio da Soledade: ainda na área cultural, a Católica firmou parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a instalação da sua nova sede no edifício histórico que serviu como primeira sede episcopal do Recife. Além disso, o prédio onde funcionou o antigo Liceu de Artes e Ofícios, localizado no quadrilátero onde estão situados o Teatro de Santa Isabel, o Palácio do Campo das Princesas e o Palácio da Justiça,  irá receber um novo centro cultural que pretende aliar arte e cidadania.