Boletim Unicap

Católica recebe o Projeto Cinema pela Verdade a partir desta quarta-feira

A Universidade Católica de Pernambuco vai ser uma das 81 instituições de ensino superior do país a receber o “Projeto Cinema pela Verdade”, um evento realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia.

O projeto é um minifestival de cinema sobre o período da ditadura militar no Brasil e suas consequências, e acontecerá nos meses de maio e junho de 2012. Em Pernambuco, as universidades escolhidas para as exibições foram a UFPE e a Unicap. O período de projeção das películas na Católica vai de 16 a 18 de maio, sempre sendo realizado na sala 510, do bloco A. Nos dois primeiros dias, as exibições acontecem das 18h30 às 20h20. No último dia, vão acontecer no horário das 16h40 às 18h20.

Vão ser exibidos documentários que abordem este período da história do Brasil. Será promovido ainda um debate com os acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais do Estado, além das participações especiais dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes exibidos.Estão na lista de filmes a serem exibidos, títulos como – “Cidadão Boilsen”; “Condor”; Hércules 56”; “Marighella”; “Diário de uma Busca” e “Uma longa Viagem”.

De acordo com a coordenação do Cinema Pela Verdade, esse tipo de trabalho é uma aposta na utilização de material audiovisual como um excelente instrumento de resgate desta memória para, a partir dos debates, criarem espaço para a troca de conhecimento entre debatedores e estudantes.

Outras informações:

(81) 8649-4086

16 de maio de 2012
Horário: 18h
Local: Sala 510 (5º andar do bloco A)

Cidadão Boilsen – Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Direção: Chaim Litewski, 2009 Documentário, 92 minutos.

17 de maio de 2012
Horário: 18h
Local: Sala 510 (5º andar do bloco A)
Hércules 56 – Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin, 2006. Documentário, 94 minutos.

18 de maio de 2012
Horário: 16h40
Local: Sala 510 (5º andar do bloco A)
Condor – Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no seqüestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.Direção: Roberto Mader, 2007. Documentário, 106 minutos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário