Católica recebe Hackatruck da IBM a partir de segunda-feira

foto:Tecmundo

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber a partir de segunda-feira (21) o Hackatruck, um projeto que promete integrar e capacitar estudantes de Tecnologia da Informação de todo o país. Com 11 instituições em sua rota, o laboratório itinerante estaciona no campus da Unicap nesta segunda-feira e permanecerá no estacionamento do bloco A até o dia 8 de abril. A iniciativa inovadora surgiu por meio de parcerias entre a IBM Brasil e a Flextronics, junto ao Instituto de Pesquisas Eldorado e à empresa de tecnologia Apple.

A proposta do projeto é apresentar um laboratório digital móvel, localizado dentro de um caminhão, onde serão realizados cursos básicos em programação Swift para plataformas iOS, ministrados por profissionais. O sistema, desenvolvido pela Apple, é um dos mais populares do mundo no mercado mobile. Os participantes também poderão acompanhar oficinas sobre empreendedorismo e experimentar produtos recentes no campo tecnológico, como óculos digitais de realidade aumentada e impressoras 3D.

Alunos dos cursos de Jogos Digitais, Ciência da Computação e das Engenharias, além de estudantes e professores do Liceu Nóbrega, puderam concorrer previamente a uma parte das 56 vagas ofertadas por meio de um curso de Ensino a Distância (EAD). Intitulado “Conceitos e Fundamentos: Lógica de Programação, Orientação a Objetos e Swift”, o treinamento em programação selecionou os melhores alunos ditados por uma nota de corte, sendo esses convidados para participação na etapa presencial do projeto. Durante as três semanas de realização desta etapa, os selecionados serão divididos entre os períodos manhã e tarde, visitando o caminhão-laboratório.

O curso oferecido pela iniciativa garante certificado de 60 horas de participação aos estudantes, com valor curricular.

Horários:

·     Turma Manhã: