Católica recebe 4º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo
|Com informações da Abraji e coordenação do curso de Jornalismo da Unicap
Inscrições abertas para 4º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo no Recife
A Abraji realiza em 18 de outubro o 4º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo na sede da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas neste link Jornalistas e estudantes de jornalismo associados à Abraji têm entrada gratuita no evento.
O seminário regional terá quatro painéis de 1h30 de duração e vai se estender de 9h a 17h30 do sábado. Estudantes que não são associados à Abraji pagam ingresso de R$ 50 e profissionais não-sócios, R$ 75. Todos os participantes receberão um certificado ao final do evento.
Os principais temas a serem abordados nas palestras são: Grandes reportagens, reportagens multimídias, Jornalismo Policial e Jornalismo de Dados. Nesse último tema, o palestrante Alex Howard, do Tow Center for Digital Journalism at Columbia Journalism School apresentará novidades e técnicas para trabalhar com Jornalismo de Dados. Sua vinda ao Brasil tem o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Três repórteres do Nordeste, Ed Wanderley, Ciara Carvalho e Esdras Marchezan, mostrarão exemplos de reportagens multimídias publicadas nos últimos meses por veículos da região, além de revelar os bastidores e técnicas de apuração dessas histórias. Em outra palestra, Daniela Pinheiro, repórter da revista Piauí, estará com Fabiana Moraes, repórter especial do Jornal do Commercio, para dar dicas de apuração e redação de grandes reportagens.
Laura Capriglione, jornalista da Ponte – canal recém-lançado de informações sobre Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos – também está confirmada para contar as novas oportunidades e métodos em jornalismo policial. Com ela, estará o produtor do “Domingo Espetacular”, da TV Record, Leandro Sant´Ana. Foi ele quem seguiu por meses o rastro do ex-médico Roger Abdelmassih e cobriu o momento de sua prisão pela Polícia Federal.
Esta não é a primeira vez que a Abraji realiza um evento na capital pernambucana. Em 2003, a mesma Unicap sediu o “Seminário Internacional de Jornalismo Investigativo”, evento que deu origem à série de Congressos Internacionais que a Abraji realiza desde 2005. Onze anos depois, o atual presidente da associação, José Roberto de Toledo, destaca a importância do retorno: ”É muito importante para a Abraji ir até os jornalistas em todas as regiões do Brasil. Voltar a fazer um seminário em Pernambuco, uma década depois, é pagar uma dívida pelo apoio que os jornalistas nordestinos e pernambucanos em especial sempre deram à Abraji”.
O coordenador do curso de jornalismo da UNICAP, professor Juliano Domingues da Silva, acredita que a investigação está na essência da prática jornalística: “Nesse sentido, o seminário da Abraji é uma excelente oportunidade para chamarmos a atenção dos nossos estudantes, professores e profissionais para essa dimensão fundamental. Quem ganha com esse debate é a sociedade, é a nossa democracia. E a Universidade Católica de Pernambuco se sente orgulhosa por poder contribuir com o tema, sediando o evento”, afirma.
O 4º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo é realizado pela Abraji com apoio da Unicap e patrocínio da Souza Cruz. A Abraji já realizou eventos similares em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Leia a programação completa: