CATÓLICA REALIZOU VESTIBULAR DO MEIO DO ANO NESTE DOMINGO (8)

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, neste domingo (8), as provas do Vestibular 2018.2. Estão sendo oferecidas 1.173 vagas em 24 cursos. Medicina foi o mais procurado seguido de Direito. Do total de 1.656 inscritos pagos, 145 faltaram o que corresponde a uma abstenção de 11,2%. O listão com os aprovados vai ser divulgado no site www.unicap.br até esta sexta-feira (13). As matrículas dos aprovados serão realizadas nos dias 18,19 e 20 de julho. No entanto, o “fera” deve consultar o calendário constante no manual do candidato porque cada curso tem datas, horários e locais diferentes. Na sequência, haverá os remanejamentos com novas datas de matrículas.

O tema da redação foi o Programa Bolsa Família, criado em 2001 pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso batizado de Programa Nacional de Renda Mínima e que ganhou o nome atual na gestão do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Os candidatos receberam uma folha com essas informações e frases do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na qual ele afirma que “o Bolsa Família escraviza as pessoas”, sendo rebatido pelo jornalista Kennedy Alencar: “O Bolsa Família não escraviza ninguém. O que escraviza as pessoas é a miséria”.

A partir daí o candidato tinha que desenvolver um texto respondendo a pergunta “Em face desse confronto de ideias, o que você pensa?” O enunciado da questão trazia ainda mais uma explicação. “Citamos duas fontes opostas, um parlamentar e um jornalista. Criamos, assim, uma oportunidade para o vestibulando exercer seu pensamento crítico-analítico, colocando-se social e politicamente. Dá-se, obviamente, ao candidato a liberdade de assumir qualquer uma das posturas referidas na proposta de redação”.

A chegada dos candidatos e acompanhantes ao bloco G, local onde as provas foram aplicadas, aconteceu em clima de tranquilidade. Alunos do curso de Medicina da Católica repetiram o gesto de abraçar e desejar aos “feras” boa sorte e dar palavras de incentivo. A iniciativa voluntária de acolher os possíveis novos alunos da Unicap vem se repetindo a cada Vestibular. Os portões foram fechados pontualmente às 8h da manhã. Não houve registro de candidato atrasado.

Programação especial – Os pais e acompanhantes dos “feras” que fizeram as provas do Vestibular do meio do ano neste domingo (8) contaram com uma programação especial. A Jornada Portas Abertas ofereceu diversas atividades e serviços, incluindo avaliação metabólica, alongamento, relaxamento e pilates, reabilitação labiríntica e triagem auditiva, oficinas, momento oracional, informações sobre matrículas, bolsas, financiamentos e intercâmbio, além de um café da manhã, ao som de uma boa música. As atividades aconteceram na Biblioteca Central, num amplo ambiente climatizado.

Regiane ganhou uma camisa

Depois das apresentações dos professores e de coordenadores dos cursos, a organização do evento fez o sorteio de uma camisa de Vestibular. Quem ganhou foi a farmacêutica Regiane Pereira. Ela é mãe da candidata Gabriela Victória Pereira, “fera” que disputava uma vaga no curso de Medicina. “Estou encantada. Nota mil. Vocês estão de parabéns”, disse ela ao elogiar a organização do Portas Abertas.

Licenciaturas – Em comemoração aos seus 75 anos, a Universidade Católica de Pernambuco criou o Vestibular Social Pró-Licenciaturas. Os candidatos aprovados nos cursos de licenciatura, tendo eles estudado em escola pública ou privada, terão direito a bolsa de 50%. Outra novidade deste Vestibular foi o oferecimento da graduação em Ciências da Religião/Licenciatura em Ensino Religioso na modalidade de Educação à Distância (EaD). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4143.

Veja abaixo os cursos oferecidos no Vestibular 2018.2

Ciências Contábeis – Publicidade e Propaganda – Direito – Filosofia (Lic.) – História – Jornalismo – Letras (Hab. Port/Inglês e Hab. Port/Espanhol) – Pedagogia – Serviço Social – Fotografia – Ciências da Religião (Lic. Em Ensino Religioso EAD), Arquitetura e Urbanismo – Ciência da Computação – Engenharia Civil – Física (Lic.) – Matemática (Lic.)  – Química (Lic) – Ciências Biológiocas (Bach. e Lic.) – Enfermagem – Fisioterapia – Fonoaudiologia e Medicina.

Confira os valores das mensalidades dos cursos oferecidos por meio do projeto Vestibular Pró-Licenciatura