Católica realiza palestra sobre Democracia Virtual

20140424_154652

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Stiftung, realizou na quinta-feira (24) palestra sobre Democracia Virtual, no anfiteatro bloco G4. As apresentações tiveram como objetivo debater o papel da internet nos dias atuais. Além disso, os palestrantes discutiram a dinâmica das redes sociais.

O evento foi dividido em dois painéis. O primeiro teve como tema Democracia virtual na mídia social?, os palestrantes foram Vinicius Braz Rocha (P2P Foundation Brasil Glocal Initiative), Thales Castro (professor da Unicap e Faculdade Damas e cônsul de Malta) e Elton Gomes (professor da Faculdade Damas e NEPI-UFPE). Eles falaram sobre a sociedade em contraponto com o governo, pois a sociedade está cada vez mais dinâmica e conectada e o governo não está conseguindo acompanhar essa evolução. O professor Vinicius destacou que o ser humano já faz rede social há muito tempo e, apenas o suporte foi modificado.

20140424_163518O segundo painel, com tema Democracia Virtual e as Instituições Políticas, teve como palestrantes Gustavo Diniz (pesquisador associado do Instituto Igarapé), Hugo Suppo (professor de História de Relações Internacionais da UERJ) e Mauricio Wanderley (professor da Faculdade Damas). Gustavo falou sobre os gângsteres que utilizam as novas tecnologias para cometer crimes, explicando que o poder público, muitas vezes, é impotente, pois não consegue coagir esses atos.

Durante o evento, o público pôde participar dos debates mandando comentários via Twitter, os quais apareciam no momento das palestras.