Católica promove debate contra discriminação racial

discriminacao
O Instituto Humanitas Unicap e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco vão promover segunda-feira (21), às 19h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), debate contra a discriminação racial. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória da tragédia ocorrida em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, quando 69 pessoas foram assassinados pelo exército durante manifestação pacífica contra a lei do passe, que obrigava a população negra a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde podia circular.  Outras 186 pessoas das 20 mil que participavam do protesto ficaram feridas. O episódio ficou conhecido como o Massacre de Shaperville.

No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em seu relatório anual, “para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o pais, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.