Católica prepara alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

A Universidade Católica de Pernambuco está desenvolvendo uma série de ações que visa preparar os alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será realizado no próximo dia 25 de novembro  ao meio-dia. Aplicado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, o exame faz parte do  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Diferentemente dos anos anteriores, quando tínhamos os alunos iniciantes, em 2012 somente os concluintes serão submetidos à prova que é uma determinação do MEC”, explica a professora Clarice Travassos, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) e assessora da Coordenação Geral de Graduação. A Unicap inscreveu 895 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Segundo a professora, os estudantes têm uma compreensão distorcida da importância do Enade. “O inconveniente de a prova ser num domingo ao meio-dia faz muitos alunos não se empenharem ao responder as questões. Mas o exame é muito importante e o fraco desempenho do curso pode atrapalhar o aluno no mercado de trabalho, por exemplo”.

E as implicações pelo não envolvimento do aluno no Enade não param por aí. As regras determinadas pelo MEC estabelecem que quem não fizer a prova, não receberá o diploma; a nota do participante será colocada no seu histórico ao final do curso. “Além disso, a instituição que não alcançar um bom desempenho, poderá ter o número de vagas do Prouni reduzido. Daí a responsabilidade de quem faz essa prova e não prejudicar futuros colegas”, esclarece a professora.

Encontros –  Com o objetivo de esclarecer dúvidas e estimular a participação dos concluintes da Católica no Enade, a Assessoria de Planejamento, a Coordenação de Graduação e o NAD estão organizando uma série de  cinco encontros com os estudantes envolvidos no processo. As reuniões irão acontecer nos auditórios G1 e G2, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, conforme programação abaixo:

DATA AUDITÓRIO

DIA DA SEMANA