Católica participa de campanha de doação de sangue nesta quinta-feira

Com informações do site da Fundação Hemope

A Universidade Católica de Pernambuco participa nesta quinta-feira (22) da campanha de doação de sangue da Fundação Hemope. Funcionários, professores e alunos que quiserem doar sangue devem procurar a equipe do Hemope que estará na Unicap das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na sala de convivência dos funcionários, ao lado da capela.

Conheça os requisitos para ser um doador:

– Ter entre 18 e 65 anos;
– Peso superior a 50 kg;
– Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade;
– Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação;
– Apresentar documento com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação);
– Fazer uma refeição saudável, evitando comidas gordurosas, antes da doação;
– Gozar de boa saúde (não estar com febres, viroses e outras doenças);

Saiba mais sobre o Hemope

Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Atuando nas áreas de Hematologia, Hemoterapia, produção de hemoderivados, ensino e pesquisa, o Hemope busca atender as necessidades de saúde da população em transfusão sanguínea, no diagnóstico e nos tratamentos das doenças de sangue, além da produção de derivados do plasma.

Hoje, 1.236 servidores trabalham no Hemope, que coletam uma média de 250 mil bolsas de sangue por ano. Única instituição pública do País a produzir hemoderivados, a Fundação Hemope tem capacidade anual para produzir 45 mil frascos de Albumina Humana a 20%, resultantes do processamento de 40 mil litros de plasma, provenientes de vários estados brasileiros.

Atualmente, o Hemope conta com dez unidades hemoterápicas distribuídas por todo o Estado. A instituição ainda dispõe de um hospital para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao tratamento hematólogico, com 40 leitos, serviço ambulatorial, serviço de pronto-atendimento, hospital-dia, serviço odontológico e acompanhamentos fisioterápico e psicológico, bem como terapia transfusional para os portadores de hemopatias.

Em 2010, o Hemope ganhou uma nova Unidade Móvel de Coleta, que tem capacidade para realizar 80 coletas por dia. O projeto custou R$ 621.343, sendo que R$ 113.520 foram doados pelo Governo e população do Japão. O valor restante foi viabilizado pelo Governo do Estado.