Católica participa das comemorações do Dia Mundial do Turismo

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a UFPE, Fafire, Faculdade Santa Helena, Faculdade Metropolitana, Faccotur, Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco, apoiou evento em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, realizado pela Prefeitura do Recife, na noite da última quinta-feira (29), no Parque Dona Lindu.

O evento contou com a palestra de Gilberto Pimentel, um dos responsáveis pelo planejamento da Copa do Mundo de 2014 no Recife, e de Gil Girardelli, professor dos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative – empresa em que implementa inteligência de mídias sociais, economia colaborativa e gestão do conhecimento para empresas. As palestras foram mediadas pelo secretário de Turismo da Cidade do Recife, André Campos.

Gilberto Pimentel, que foi o primeiro a falar, mostrou como o Recife está se preparando para sediar a Copa de 2014 na cidade. Ele falou sobre a estrutura organizacional, explicando que foi criado um Comitê Estadual subdividido em 12 câmaras temáticas; sobre o terreno onde está sendo construída a Arena PE, uma área multiuso que deverá ser usada pelos times locais, para a realização de shows e outros eventos de grande porte que a cidade passou a receber; sobre os diversos projetos de mobilidade urbana que já foram aprovados ou estão em execução para viabilizar a chegada ao local, assim como os projetos que beneficiam o tráfego na cidade e ajudarão a desafogar o trânsito durante a Copa; e sobre a Cidade da Copa, que vai impulsionar a urbanização da área onde o estádio está localizado, com grandes transformações nos próximos 15 anos e se provocando o surgimento de um novo bairro com uma completa infraestrutura.

Já na palestra Redes sociais e novas formas de trabalhar o turismo na era digital, Gil Girardelli encantou a todos com sua apresentação envolvente e que abordou tópicos de interesse multidisciplinar, que iam de sugestões de sites como o Freecycle.com até a leitura do manifesto comunista pelo seu cunho social e relevante para os dias atuais. Logo no início, Girardelli fez questão de elogiar o Recife, contando como ele se encantou ao chegar mais uma vez à cidade e ver o belo dia que fazia. E fez questão de enfatizar: “Vocês não tem noção de como a cidade de vocês é bonita”.

No decorrer da apresentação, Giradelli lançou pedidos quase que desesperados: “Por favor, coloquem conteúdo de qualidade na internet”, e deu conselhos: “Tudo se compra, o que não se compra é o tempo das pessoas”. A plateia  lhe ouvia atentamente. Ele também apresentou vídeos e imagens que prenderam a atenção do público.

No final, foi aberto espaço para perguntas do público. Houve também sorteio de brindes, entre eles estavam livros, diárias em hotéis e um iPad.