Católica oferece Espaços Ecumênicos “Revigorar-se” e “Ser Mais” para alunos e funcionários

A Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, comprometida com o desenvolvimento integral da comunidade acadêmica, lançou no mês de abril os Espaços Ecumênicos “Revigorar-se: Saúde e Espiritualidade Integral”, destinado aos funcionários, professores e colabores da Unicap e “Ser mais: Saúde e Espiritualidade Integral” destinado especialmente aos alunos, tanto da casa como de outras instituições.

Para João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas Unicap e articulador dessas atividades “Ambas iniciativas partem do conceito da Organização Mundial de Saúde – OMS que diz que Saúde é um ‘estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade’, assim associando essa afirmação com a espiritualidade inaciana, inspiração dos jesuítas e da própria Unicap, criamos esses espaços para que professores e alunos possam ter um momento para cuidado de si por meio de autoconhecimento e aprofundamento espiritual”.

Por se tratar de espaços ecumênicos a metodologia é pensada para respeitar as diversas religiões e favorecer a partilha de vida dos participantes. “Ao partilhar, as pessoas tomam consciência do que está acontecendo consigo e ao ouvir o que os outros falam sobre suas vidas, a pessoa amplia a sua visão de mundo e o sentido que dá para a sua própria existência”, conta João Elton.

A primeira parte do encontro é um momento formativo, reflexivo e de partilha, o segundo momento ocorre na Capela da Unicap, durante a Celebração Alumiar, presidida pelo Pe. André Araújo, SJ e Karoline Menezes, ambos colaboradores do Instituto Humanitas, que acontece todas as quartas-feiras às 18h, e proporciona um momento de oração e meditação por meio de mantras e leituras, em um ambiente aconchegante e acolhedor iluminado por velas, favorecendo os participantes em seu processo de encontro consigo, com o outro e com o Transcendente. Além disso, os participantes recebem diariamente, pelas redes sociais, subsídios que podem os ajudar na conexão com Deus, com a criação e consigo mesmo.

Os espaços “Revigorar-se” e “Ser Mais” acontecem uma vez por mês, das 17h às 18h30, sempre às quartas-feiras. Fique atento ao site do Instituto Humanitas (www.unicap.br/ihu) para fazer a sua inscrição e participar!