Católica oferece atividades para pais de feras no dia do Vestibular

Fotos Ursula Neumann

Para a maioria dos estudantes, o dia da prova do vestibular traz  um peso nas costas muito grande. Todo um ano de estudo, às vezes mais, resumidos em um único dia.  A pressão sentida pelo  alunos é refletida em seus pais. Muitos acompanham os filhos durante todo o processo, desde os estudos, passando pelo dia da prova, até a divulgação do listão.

Para tentar aliviar essa tensão de pais e filhos, há três anos a Universidade Católica de Pernambuco recebe os feras e seus acompanhantes com música no dia do Vestibular, além de oferecer oficinas de relaxamento, dinâmica de grupo, espaço para leitura e orações.

A ideia surgiu da inquietação do Reitor, Padre Pedro Rubens, em relação  à forma como os candidatos e seus pais eram recepcionados. “O primeiro contato com a Universidade não precisa ser estressante. Nós somos uma universidade comunitária, os estudantes que chegam aqui não se deparam apenas com fiscais ou portões fechados; nossos alunos, professores, coordenadores, nossa comunidade acadêmica está aqui hoje para receber de forma acolhedora essas pessoas”, explica Padre Pedro.

“Aqui na Católica os portões não fecham mais, os pais não precisam esperar por seus filhos no meio da rua, sentados nas calçadas. Toda uma estrutura de recepção foi montada, voluntariamente, com os alunos e funcionários. Mas, só foi possível  fazer as coisas desta maneira graças à estrutura da Universidade. Se tivéssemos salas aqui no térreo, ou no 1º andar não poderíamos fazer  isso, a estrutura que temos garante que possamos com total segurança garantir a credibilidade dos exames”, afirma Padre Pedro.

Alunos de Fisioterapia fazem massagens nos pais e nos feras

Antes do início das provas, os estudantes e seus pais puderam assistir à apresentação do MPB Unicap, ou fazer massagens no jardim com os alunos de Fisioterapia. A mãe do fera Antônio José 17 anos, que veio prestar seu primeiro vestibular para Engenharia Civil, estava no jardim fazendo a Oficina de Técnicas de Relaxamento e Dinâmica e nos contou o que achou da novidade.

Margarete Lira, mãe do fera Antônio José

“Estou completamente maravilhada. Ele – seu filho Antônio- já fez outras provas emoutras instituições e não vi nada disso. Eu sinto como se tivesse colocando meu filho em um presídio, mas aqui isso não aconteceu, o clima por aqui é humano. Ser recebido, ganhar um bom dia, pra mim faz muita diferença”, conta.

A partir das 8h15 com todos os estudantes fazendo as provas, as atividades para os acompanhantes não terminaram, muito pelo contrário, se intensificaram.  Os pais foram convidados para um bate-papo na Biblioteca Central, onde puderam obter informações e orientações sobre os procedimentos de bolsas e matrículas. A Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego, juntamente com a Coordenadora da Graduação, Verônica Brayner, estavam presentes para responder a todos os questionamentos. Os professores responsáveis pelas oficinas também conversaram com os pais explicando os procedimentos tomados em cada oficina.

Oficina de Ginástica Laboral

Depois desta conversa, foi servido um lanche, e os acompanhantes puderam voltar às oficinas. Neste momento, além das outras duas oficinas: Técnicas de Relaxamento e Dinâmica e Oficina de Fisioterapia; começaram as oficinas de Voz; Alongando e Relaxando; Massoterapia; Reabilitação Visual e um Momento Oracional, na Capela da Universidade. A mãe do estudante Rodrigo Siqueira, 17 anos, que está prestando seu primeiro vestibular para Ciência da Computação, acha esse momento importante. “É um diferencial. Sou ex-aluna da Católica, e na minha época não tinha isso. Com esse novo Reitor, a aproximação com o aluno e com seus familiares é muito maior, e isso é muito importante”, ressalta.