Unicap lança cursos de Medicina e Enfermagem

medicina

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, desta quarta (16), a autorização para a abertura do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. A Unicap será a primeira universidade jesuíta do Brasil a oferecer o curso de Medicina. Outra novidade do Vestibular 2014.2 é o curso superior de Enfermagem, que será oferecido no turno da noite. As inscrições para o Vestibular 2014.2 deverão ser feitas de 10 a 27 de maio pelo www.unicap.br/vestibular. A prova será realizada no dia 7 de junho (sábado), das 8h às 13h30. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Os estudantes de escolas públicas terão 50% de desconto e pagarão R$ 50,00.

Unicap investiu 4,5 milhões de reais

No ano passado, a comissão de avaliação do MEC concedeu conceito 4 ao curso de Medicina da Unicap, numa escala que vai de 1 a 5, o que significa conceito “muito bom”. No início deste ano, o curso teve a aprovação do Conselho Nacional de Saúde. Ao todo, a Unicap irá oferecer 100 vagas, sendo 50 neste Vestibular 2014.2. O curso de Medicina está organizado em doze períodos (seis anos) e irá funcionar em horário integral pela manhã e à tarde, além de contar com a política de bolsas e financiamentos trabalhada pela Unicap. O aluno que atender ao perfil socioeconômico e à legislação vigente poderá ser beneficiado com Fies, Prouni, Aplub e bolsas de assistência social da própria Unicap.

Lançamento teve forte presença da mídia

A Católica firmou parcerias com hospitais de alta complexidade administrados pelo Governo do Estado, além dos hospitais filantrópicos Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia. Foram estabelecidos também convênios com a Prefeitura de Olinda para atuar nas policlínicas e nas unidades de saúde da família da cidade. Há ainda uma parceria com a Prefeitura do Recife. No caso da capital pernambucana, o curso de Medicina da Unicap se utilizará de parte da estrutura da Maternidade Barros Lima.

DSC_0681O curso de Medicina da Católica contará com o que há de mais moderno. Entre os laboratórios, destaca-se o Centro de Simulação com bonecos robotizados e softwares que simulam situações fisiológicas e patológicas do ser humano. “Além da tecnologia, ressalto que os alunos já irão colocar o aprendizado em prática desde o 1º período, atuando nos núcleos de atenção básica”, explicou a coordenadora do curso, Drª Erideise Gurgel. Vinte e dois professores já foram contratados.

Erideise também destaca o caráter humanista dos futuros médicos formados pela Unicap. “Vamos ensinar o estudante a ver o paciente com respeito e não apenas como instrumento de aprendizado. A alta tecnologia será aliada aos exames físicos, ao toque. O aluno precisa valorizar a queixa do paciente”, ressaltou.

Alunos de Fisioterapia no lab. de Anatomia

Vestibular – Todos os candidatos precisarão fazer as provas objetivas, que serão organizadas em três tipos de acordo com a área escolhida pelo candidato: ciências humanas e sociais; ciências e tecnologia; e saúde. Aqueles que quiserem poderão utilizar a nota da redação do Enem. No Vestibular 2014.2 serão oferecidos os seguintes cursos (todos com início das aulas em agosto) com os respectivos números de vagas: Direito (18 manhã e 73 noite); História (10 tarde); Jornalismo (20 tarde); Publicidade e Propaganda (25 manhã); Ciência da Computação (40 noite); Engenharia Civil (30 tarde); Enfermagem (50 noite); Fisioterapia (40 manhã); Medicina (50 manhã/tarde). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4143.