Católica lamenta falecimento do jornalista Geneton Moraes Neto

Foto: Leonardo Rozário

Com informações do Portal G1 – Rio de Janeiro

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente a morte do jornalista Geneton Moraes Neto, ex-aluno de Jornalismo da Unicap. Ele faleceu nesta segunda-feira, aos 60 anos, em decorrência de complicações causadas por um aneurisma da artéria aorta. Ele estava internado há três meses em um hospital do Rio de Janeiro, onde residia.

Com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, Geneton era um apaixonado pelo exercício da reportagem, função que ele afirmava ser a “realmente importante” no jornalismo. Trabalhava na Globo desde o início dos anos de 1980. Foi editor do RJTV, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, editor do Jornal Nacional, repórter e editor-chefe do Fantástico.

Desde 2006, produzia reportagens especiais para a GloboNews. Em agosto de 2009, estreou um blog no G1, que manteve atualizado até abril de 2016.

Geneton Moraes Neto, além de reportagens, publicou diversos livros, dentre eles “Hitler/Satalin: o Pacto Maldito”, “Nitroglicerina Pura”, “O Dossiê Drummond: a Última Entrevista do Poeta”, “Dossiê Brasil”, “Dossiê 50: os Onze Jogadores Revelam os Segredos da Maior Tragédia do Futebol Brasileiro”, “Dossiê Moscou, “Dossiê História: um repórter encontra personagens e testemunhas de grandes tragédias da história mundial” e “Dossiê Gabeira”. e trabalhava na GloboNews

Pernambucano, nasceu, como gostava de enfatizar, “numa sexta-feira 13 (de julho), num beco sem saída, numa cidade pobre da América do Sul: Recife”. Saiu do referido beco sem saída para ganhar o mundo fazendo jornalismo. Seus primeiros passos na profissão foi aos 13 anos de idade, escrevendo artigos amadores para o “Diário de Pernambuco” onde, poucos anos depois, conseguiu seu primeiro emprego.

No dia 25 de abril deste ano, Geneton esteve na Universidade Católica de Pernambuco, onde participou de uma conversa com estudantes de Jornalismo sobre os desafios da profissão e bastidores de entrevistas. Acompanhe na reportagem do Boletim Unicap, feita por Daniel França.

Geneton Moraes Neto fala sobre os desafios do jornalismo e bastidores de entrevistas.