Unicap, IHU e Prefeitura do Recife promovem seminário sobre violência contra a pessoa idosa

O curso de especialização em Gerontologia da Unicap, o Instituto Humanitas Unicap e a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife irão promover o seminário Violência contra a Pessoa Idosa: é urgente enfrentar. O evento, aberto ao público, vai acontecer sexta-feira (15), das 9h às 17h. A data marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Na parte da manhã, a programação contará com divulgação de material informativo pelos blocos A e G da Católica, além da distribuição de laços roxos (símbolo da campanha). A atividade será feita por idosos sob a supervisão de alunos da II turma da especialização em Gerontologia. Haverá ainda a divulgação de locais onde denúncias podem ser feitas e banners com dados sobre o problema.

À tarde, a partir das 14h, no auditório G1, haverá o seminário; a posse dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir); palestra com a professora da Unicap, Cirlene Silva; e debate com a promotora do Ministério Público de Pernambuco, Luciana Dantas, e com o gerente geral de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Paulo Moraes. Informações pelo www.unicap.br/ihu ou pelo telefone 2119-4346

Disque 100 – A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, é a principal forma de violência praticada contra os idosos/as no Brasil nos últimos três anos. Em 2014 representou 76,3% das denúncias recebidas pelo serviço Disque 100. O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos.