Boletim Unicap

Católica investe em climatização

fotos: Diego Ximenes

A Universidade Católica de Pernambuco apresentou projetos a instituições financeiras e de apoio internacional, para captação de recursos que serão usados na climatização dos blocos A, B e G. As propostas estão sendo analisadas pelo Itaú e Banco do Brasil, para submissão ao BNDES. As aquisições dos equipamentos serão priorizadas a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional da Católica (PDI). 

Foto: Diego Ximenes
Duto de refrigeração percorre instalações da Biblioteca

Em diversos setores da Unicap, a climatização chega a 100%. Somente na Biblioteca, são 13 salas multiuso e seis de vídeo, totalizando 1.208,94 metros quadrados climatizados, sem contar com as cabines de estudos individuais e em grupo e a área destinada aos livros. Todos os espaços são climatizados nos três turnos de funcionamento da Biblioteca: manhã, tarde e noite. “Os blocos G4 (onde estão localizadas as salas de aulas dos cursos de especialização, mestrados e doutorado) e J também são totalmente climatizados. No ‘A’, apenas parte das salas ainda não têm ar-condicionado”, explicou o Pró-reitor Administrativo, professor Luciano Pinheiro.

Os laboratórios da Católica também estão equipados com aparelhos de ar-condicionado. No Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), todos os 26 ambientes internos da Clínica Corpore Sano são refrigerados através de aparelhos do tipo split. Os laboratórios que servem aos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ficam num prédio com três pavimentos, sendo um subsolo com 15 vagas de garagem. O sistema de climatização da clínica envolve seis centrais de ar-condicionado de teto e 22 centrais de ar-condicionado do tipo split.

Central de climatização da Corpore sano com 22 aparelhos do tipo split

No curso de Psicologia, o laboratório de Análise Experimental do Comportamento é refrigerado por um split, assim como a Clínica de Fonoaudiologia.

Sala de aula da Corpore Sano climatizada com aparelho do tipo split

No curso de Direito são doze laboratórios jurídicos destinados à “Análise de Autos Findos e Audiências Simuladas” e “Prática Real”, localizados na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi). Assim como o Fórum Universitário, todos são equipados com ar-condicionado. O mesmo acontece nos laboratórios do Centro de Ciências Sociais (CCS), que abrange os cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e os tecnológicos de Fotografia, Eventos, Turismo e Jogos Digitais. Juntos, os laboratórios dos cursos de Comunicação dispõem de pelo menos doze aparelhos do tipo split.

O Centro de Teologia e Ciências Humanas está em fase de mudanças e em breve os laboratórios também serão climatizados, a exemplo do de Línguas, que está sendo instalado no bloco B. O CTCH possui um auditório exclusivo, localizado no 1º andar do mesmo prédio, com dois aparelhos de ar-condicionado do tipo split. Vale salientar que todos os sete auditórios da Universidade são totalmente climatizados. De acordo com a Pró-reitoria Administrativa, um projeto de captação de recursos para a climatização completa do bloco B será apresentado, até julho, a órgãos de apoio internacional.  

No caso do Centro de Ciência e Tecnologia, a maioria dos cursos está instalada no bloco D. Os laboratórios de Conforto Ambiental, Projetos (também chamado de Sala de Pranchetas), o de Computer Aided Design (CAD), que atendem ao curso de Arquitetura e Urbanismo;

Ar-condicionado no LabGeo

o de Geologia, no qual são dadas aulas para turmas de Engenharia Civil, são equipados com ar-condicionado. O de Geotecnia possui um sistema de climatização ainda mais potente. O ambiente de 265,55 m2 é refrigerado por quatro aparelhos de 30 mil BTU´s cada.

No Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB), os laboratórios de Biologia Celular e Microscopia Eletrônica dispõem de refrigeração. A mesma quantidade da sala multiuso (D113). Neste ambiente os aparelhos são de 30 mil BTU´s. Já o laboratório Inácio de Loyola, localizado no 1º andar do bloco G e que atende ao curso de Ciência da Computação, dispõe de uma minicentral de ar-condicionado com 7,5tr da marca Hitachi. Nos laboratórios de Física, 16 aparelhos climatizam oito laboratórios. Os dois de Eletrônica e o de Física Moderna dispõem de dois aparelhos cada. Na Coordenação de Tecnologia da Informação, os alunos da Unicap têm a sua disposição sete laboratórios de informática destinados à pesquisa e com acesso à Internet. Nesses ambientes são, ao todo, 12 aparelhos de ar-condicionado.

A Unicap vem adotando as medidas necessárias em relação à climatização dos demais ambientes, levando em consideração os aspectos relativos à tecnologia mais adequada e em harmonia com o meio ambiente, dentro de uma programação que contempla ações, tanto emergenciais como definitivas, com vistas, sempre, a uma Universidade melhor.
print
Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário