Católica inicia o plantio de 60 árvores

O Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, da Universidade Católica de Pernambuco, recebeu seis palmeiras imperiais. Elas são as primeiras das 60 árvores que deverão ser plantadas em todo o campus até o dia 27 de setembro de 2011, quando a Unicap completa 60 anos. A iniciativa partiu do Reitor, Padre Pedro Rubens.
As plantas foram obtidas por intermédio da diretora do Centro de Ciências e Tecnologia,  Arminda Saconi, que conseguiu, com o apoio de biólogos, identificar exemplares da palmeira imperial. Cada árvore plantada junto ao Centro Cultural representa uma década na história da Universidade.
A palmeira imperial é originária das Antilhas. No Brasil, o primeiro exemplar foi plantado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro pelo príncipe regente D. João VI, em 1809. Ela foi presenteada a D. João VI pelo oficial da armada real Luís Vieira da Silva. Quando foi plantada por D. João VI a primeira Roystonea oleracea (Palmae) brasileira passou a ser conhecida como Palmeira Imperial.
Deste exemplar plantado em 1809 descendem todas as palmeiras imperiais do Brasil, daí sua denominação de Palma Mater. A Palma Mater foi destruída por um raio em 1972. Tinha, naquela época, 38,70 metros de altura. O tronco foi preservado e encontra-se em exposição no Museu Botânico. Em seu lugar, foi plantado outro exemplar, simbolicamente chamado de Palma Filia, oriunda de uma semente da palmeira original.