Católica In chega ao quarto dia apresentando os cursos da área de ciências e tecnologia

Fotos: Marina Maranhão/Divulgação

Por: Vítor Albuquerque e Rafaella Coelho

Animado, descontraído e contagiante. Foi assim que começou o quarto dia do Católica In, que aconteceu nesta quinta-feira (2), às 14h, no auditório G2, com oficinas voltadas para os cursos do Centro de Ciências e Tecnologia. O evento também contou com a apresentação dos músicos Percy Marques e Genilson Pontes, que tocaram, em saxofone e violão, canções do repertório pernambucano.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes a coordenadora geral de Graduação e do Católica In, Verônica Brayner; a coordenadora do 1º ciclo, Fátima Breckenfeld; e os coordenadores de Ciências da Computação, Ana Eliza; Física, Augusto Lima; Engenharia Civil, Antonio Flávio; Engenharia Química, Wagner Vasconcelos; Arquitetura e Urbanismo, Andréa Câmara; Matemática, Vicente Francisco; e de Engenharia Ambiental, Liana Albuquerque.

O Católica In desta quinta-feira teve a participação de quase 30 escolas públicas e privadas do Recife, entre elas o 2001, Decisão, GGE, Atual, Agnes, Boa Viagem, Motivo, Santa Maria, Othon Paraíso, Ginásio Pernambucano, Vila Sézamo, São Bento, Atual, Damas e Porto Digital.

A oficina do curso de Engenharia Ambiental aconteceu no 1º andar do bloco D. Foi ministrada pelos professores do curso, Liana Albuquerque, Leonie Sarubbo e Sérgio Paiva. A atividade mostrou onde um profissional dessa área pode atuar e o que ele faz. “A oficina é ótima. Eles sabem passar toda a informação de forma que nós, alunos do ensino médio, possamos entender. Eu ainda tenho dúvidas entre Direito e Engenharia Ambiental, mas essa atividade me interessou muito e tirou todas as minhas dúvidas. Gostei muito da ideia do Católica In. Informação prática, direta e de boa qualidade”, elogia a aluna do Atual, Bruna de Melo de 18 anos.

Já a oficina “Aplicações da Matemática à Engenharia Civil” mostrou as áreas onde o matemático pode atuar e, particularmente, da matemática dentro da área de Engenharia Civil, onde os profissionais realizam cálculos para que o engenheiro possa realizar os projetos. Marcelo Eduardo, vestibulando de 17 anos, ressalta a importância do evento: “Me identifiquei bastante com a oficina e agora estou decidido que é isto que quero para minha vida. O Católica In tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre meu curso e agora tenho certeza que quero Engenharia Civil”, frisou.

A oficina de Engenharia Química serviu para resumir um pouco da química pura e também foi bastante prática. Contou com a presença de muitos alunos, o que mostra o interesse deles pela profissão. A estudante do colégio 2001, Katarina Carlos, de 17 anos, comenta que sempre se interessou por Engenharia Química: “Engenharia Química sempre foi meu curso, e o Católica In me proporcionou uma ótima experiência de saber como o profissional dessa área atua e o que ele faz. Tirei muitas dúvidas, gostei bastante da oficina. O professor é muito bem preparado e soube passar informações válidas para o mercado de trabalho”, afirmou.

Na oficina “Controle Tecnológico do Concreto”, os cerca de 40 participantes puderam aprender um pouco sobre engenharia com o professor Antônio Flávio e, posteriormente, sobre o Laboratório de Tecnologia dos Materiais de Construção, com o professor e coordenador do espaço, José Orlando.

Na ocasião, o professor explicou o papel do laboratório, local destinado às pesquisas e análises de materiais entregues em obras, a fim de verificar se eles estão ou não de acordo com o que é preciso. A oportunidade foi bastante positiva, segundo o aluno da Escola Vila Sézamo, Tássio Alves: “Aqui eu pude saber mais sobre a área que pretendo fazer e também aproveitei para tirar bastante dúvidas sobre o mercado de trabalho e possibilidades de emprego”, afirma.

Por fim, o professor fez um ensaio com alguns tipos de materiais, como tijolos e concreto para demonstrar, de forma prática, a resistência de cada um quando submetidos à pressão de uma prensa.

Já na oficina de “Topografia e Cartografia”, ministrada pela professora de desenho e geometria e coordenadora de estágio em Engenharia Civil, Marta Rolim Freitas, os alunos do ensino médio foram apresentados à teoria, à medida em que a professora mostrava quatro trabalhos de alunos. No fim, foi aberto espaço para perguntas. Para a estudante do Colégio Porto Digital, Renata Oliveira, a oportunidade serviu para ajudar a acabar com a indecisão. “Eu estava em dúvida entre algum curso da área de saúde e engenharia, e agora eu pude decidir que quero seguir a área de engenharia”, declara.

A oficina “Luz Natural que Entra nos Espaços”, por sua vez, foi ministrada por três alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, através da coordenação da professora Paula Maciel. No encontro, os presentes foram introduzidos no mundo da Arquitetura e Urbanismo. Teoria, demonstração de projetos, maquetes e plantas, encheram os olhos de quem estava em dúvida em seguir a área e também dos que já sabiam que queriam essa graduação. A estudante do Colégio São Bento, Norma Marília, afirma que a oportunidade foi muito proveitosa. “Pude, através do Católica In, me informar bastante e ver que é isso mesmo que eu quero seguir”, afirma.