Católica In apresenta cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unicap foram o foco do terceiro dia do Católica In. Os estudantes interessados em estudar Fisioterapia, Ciências Biológicas, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia participaram de oficinas vinculadas a essas profissões.

O jornalista Daniel França esteve acompanhado do estudante de Ciências Biológicas Igor Ferraz na missão de recepcionar os estudantes do ensino médio que comparecem a esta edição do evento. Após os aplausos iniciais, eles perguntaram se o técnico da Seleção Brasileira merecia as mesmas palmas. Não, não, foi a resposta predominante no auditório. Em seguida ressaltaram a presença dos jogadores Grafite, ex- Santa Cruz, e Josué, cuja família vive em Caruaru, na escalação de Dunga, representando, de certa forma, o Estado de Pernambuco.

Após o vídeo, onde os repórteres André Amorim e Lilith Perboire perguntavam aos estudantes sobre as profissões das áreas de saúde e biológicas, com as mais diversas opiniões, foi a vez dos coordenadores dos cursos falarem sobre mercado de trabalho e atuação profissional.

A coordenadora do curso de Ciências Bioógicas, Goretti Sônia, disse que o profissional de Ciências Biológicas pode atuar em laboratórios, e também na área ambiental, com plantas e animais. Segundo a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional,  Márcia Crócia, o terapeuta ocupacional busca a reabilitação funcional do indivíduo através de atividades rotineiras. Academias de Ginástica, UTIs, escolas e hospitais são alguns dos locais onde o fisioterapeuta pode trabalhar, de acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, Paulo Veiga.

O fonoaudiólogo trabalha com pessoas que precisam aperfeiçoar o processo de comunicação ou que têm algum retardo nesse mecanismo. Ele atende desde bebês até idosos, nas palavras da coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Maria Luiza Timóteo. Albenise Lima, coordenadora do curso de Psicologia, disse que o psicólogo pode trabalhar nas áreas de intervenção psicossocial, comportamento e organizacional.

O coordenador do CCBS, professor Aranildo Rodrigues, fez um pronunciamento aos estudantes, onde desejou a eles uma tarde de esperança, quando conheceriam a Universidade Católica e os cursos a que pretendem se dedicar.

Dayvison de Oliveira, aluno do pré-vestibular do projeto Fé e Alegria, deseja estudar Psicologia, pois quer ajudar as pessoas, mas já se interessou por Jornalismo. Ele conhece a Unicap, pois o Fé e Alegria acontece dentro do campus da Universidade, mas espera descobrir lugares novos na visita guiada pelos monitores.