Católica In 2017 encerra com apresentação dos cursos do CCT

O último dia do Católica In 2017 foi a oportunidade que os alunos de Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco tiveram para aprender mais sobre os cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Eles conheceram os laboratórios e participaram de oficinas em Engenharia Civil, Ambiental, Química e de Produção, além de Arquitetura, Física, Matemática e Ciência da Computação.

O professor de matemática do Colégio e Curso Mickeylandia  e ex aluno da Unicap, Felipe Luiz, trouxe os alunos para conhecer a sua área e comentou:  “Estou realizando um trabalho com os meninos dentro de sala de aula, no qual precisam produzir um TCC. Mesmo que a responsabilidade não seja igual, sempre estimulo para que eles saibam como funciona uma universidade, como devem se comportar e as experiências que vão viver. Ter a oportunidade de trazê-los aqui foi excelente”.

A psicopedagoga da Mickeylandia, Fabiane Cavalcanti, contou sobre as frequentes dúvidas dos alunos.  “Eles me procuram muito com dúvidas sobre a carreira que devem escolher. Muitos chegam ao terceiro ano do Ensino Médio sem a consciência profissional. Eles não sabem ainda que caminho seguir. Por isso, na nossa escola, estamos procurando introduzir essa consciência desde o Fundamental 2. Essa experiência do Católica In proporciona para eles o esclarecimento de dúvidas mais especificas, dúvidas que eu não consigo tirar. Então, eles estando em um lugar onde  possam ter contato direto com os profissionais da área que pretendem seguir ajuda muito a tomarem suas decisões”.

Alguns estudantes vieram de Paudalho todos os dias para participar do Católica In, acompanhados de professores, que perceberam a importância do evento. O professor de Educação Fisica da Escola de Referência Herculano Bandeira, Ricardo Alfredo, observou: “Tenho notado durante essa semana os alunos bem mais seguros em relação ao que eles querem fazer. A participação no Católica In tem aberto a mente deles”.

O CCT abriu as portas para receber os alunos, e em Arquitetura eles puderam participar das oficinas “Arquitetura não é um curso. É um caminho, um percurso”, com Andrea Storch e Luciana Menezes, e “Ser arquiteto é fazer de simples traços a projeção de sonhos”, com Paula Maciel e Clarissa Duarte. Além disso, os alunos conheceram os laboratórios de Maquetes e de Projetos.  Gabriela Cristina, aluna do Colégio Mickeylandia, já veio ao Católica In certa de sua profissão. “Eu vim já sabendo que eu queria arquitetura, mas hoje muitas dúvidas foram esclarecidas, principalmente na sala onde tivemos contato com as pessoas fazendo os projetos. Aprendi muito sobre o que se estuda no curso e as áreas nas quais posso trabalhar. Me interessei muito por urbanismo”, enfatizou.

Em Engenharia Civil, os alunos conheceram os laboratórios de Topografia, Geotecnia e Materiais, além de participar das oficinas de “Aplicação do Autocad na Engenharia Civil”, com a professora Marta Lucia Rolim, e “Topografia e as novas geotecnologias como ferramentas da construção civil”, com o professor Diogo Maia.

Os estudantes que vieram conhecer o curso de Ciência da Computação aprenderam com o professor Antonio Luiz Cavalcanti sobre “O mercado de trabalho de tecnologia da informação no Recife” e com o coordenador do curso, o professor Marcio Bueno, tiveram a experiência de aprender a criar um APP para Android e IOS.

O reuso consciente da água foi apresentado aos alunos em Engenharia Ambiental, pelo coordenador do curso, o professor José Edson. Enquanto em Engenharia Química, com o professor Wagner Eustáquio de Vasconcelos, foi explicado sobre os campos de atuação do engenheiro químico. E Engenharia de produção foram esclarecida as dúvidas sobre As contribuições da Engenharia de produção para a sociedade.

As diferentes áreas de atuação do físico foram apresentadas pelo professor Antonio Cruz, enquanto em química conheceram a instrumentação para o ensino da química com Lúcia Fernanda e Raphael Nascimento.

Embalados por voluntários animados e os professores José Carlos Argemiro, Felipe Barreto e Edjane Santos, os estudantes foram contagiados com os jogos lúdicos, que foram apresentados como instrumentação para o ensino da Matemática.

Dessa forma, se encerrou mais uma edição do Católica In, com dúvidas esclarecidas e decisões mais fáceis de serem tomadas.