Católica In 2012 termina com público grande e entusiasmado
|Por Carolina Oliveira, Bruna Serur e Alexandre Antunes
As oficinas dos cursos de Filosofia, Teologia, História, Letras, Pedagogia e Direito fecharam a semana do Católica In com um público grande e entusiasmado. Após a abertura feita pela coordenadora geral de Graduação, Verônica Brayner, os estudantes que participaram do evento nesta sexta-feira (25) se dirigiram para as oficinas e palestras no bloco G da Universidade. Em seguida, fizeram visitas ao Núcleo de Prática Jurídica, ao Museu de Arqueologia e à Biblioteca. Estiveram, ainda, no Laboratório de Fotografia, onde tiraram fotos para guardar de lembrança.
No último dia do evento, a aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Jussara Ferreira, Milena Cristina, de 15 anos, foi uma das estudantes que conferiram a palestra dada pelos estudantes do 4º e 5º períodos do curso de História. Ela tem vindo para o evento desde quarta-feira, e pôde assistir palestras sobre os cursos de Psicologia e Engenharia Civil, apesar de já estar bem decidida quanto à carreira que seguirá: História. “Acho o Católica In bem legal. Falaram coisas que a gente não sabe, dão informações novas sobre os cursos. É o segundo ano que estou aqui e é bastante inspirador. O pessoal que nunca veio pro evento, deveria vir”, incentiva.
Quem esteve na sala ao lado, teve a oportunidade de ouvir um pouco sobre as interferências da comunicação virtual na produção de textos argumentativos, aula dada pelo professor de Letras Felipe Casado. Através da apresentação de slides e distribuição de fichas, o professor debateu com os estudantes presentes exemplos e tipos de argumentos que devem fazer parte de uma redação, e seus elementos fundamentais de composição.
No terceiro andar do bloco G, quem passava podia conferir um verdadeiro debate que tinha como tema “O ensino religioso nas escolas: desafios e propostas”. É que a oficina de Teologia contemplou uma abordagem marcada pela proximidade entre os alunos e a palestrante, gerando uma espécie de discussão ampla e integrada. A graduanda Caroline Menezes ministrou a oficina para os alunos das escolas Adventista e Othon Paraíso, que receberam informações sobre a Lei das Diretrizes Básicas da Educação (LDB) e tiveram a oportunidade de lançar propostas que contribuíssem para a melhoria do ensino religioso.
“O ensino religioso deve ser oferecido pelas escolas, mas a matéria deve ser facultativa. O conteúdo, definido pelo Estado e pelos municípios, contém em seu bojo o respeito à diversidade cultural religiosa. Infelizmente, o maior desafio do ensino religioso é a intolerância religiosa”, afirmou Caroline.
Já os interessados em desvendar as facetas do curso de Direito tiveram três opções de oficinas. A primeira delas, “Meio ambiente legal?”, aconteceu na sala 205 e foi ministrada pela professora da disciplina de Direito Ambiental, Cynthia Suassuna. Pensando em conscientizar os alunos sobre a causa ambiental, Cynthia exibiu dois vídeos da World Wildlife Fund (WWF), que retratavam o impacto que a ação humana exerce sob o planeta.
A professora lançou mão, ainda, do conceito de “meio ambiente” através de uma perspectiva jurídica, além de trazer aos alunos uma análise sobre o avanço da legislação ambiental a nível nacional e internacional. “A lei é um instrumento que regula os conflitos entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente através de regras coercitivas, penalidades e imposições oficiais, buscando garantir o direito ao meio ambiente equilibrado”, explicou a professora.
A oficina “O fim do pai?”, por sua vez, foi a oportunidade que a professora Andrea Campos encontrou para indagar a respeito da mudança da identidade do pai dentro da sociedade. “Está havendo uma reestruturação de pessoas que são essenciais para a formação da identidade do jovem, que é a figura do pai. Esse pai tem sido reinventado dentro de um novo modelo, e isso traz muitos impactos no caráter da criança e do adolescente e na sua inserção na sociedade”, conceituou, na sala 204, a mestre em planejamento urbano e regional.
Com o objetivo de simular uma sessão de mediação, os conciliadores Antônio Cláudio, Priscila de Souza e Raissa Orestes, junto à mediadora Edna Lúcia Borges, reuniram cerca de cem alunos na sala 102 do bloco G. E foi lá que a estudante Camille Penaforte fechou sua semana. A aluna do 3º ano do ensino médio veio da Escola de Referência em Ensino Médio Beberibe (EREMB) para conferir todos os dias de Católica In.
“Vim na segunda-feira para acompanhar a oficina de Turismo, que é o que quero fazer desde criança. Gostei bastante da didática dos professores, e a explicação caiu como uma luva. No segundo dia do Católica In, conferi a oficina de Ciências Contábeis, na qual pude refazer alguns conceitos sobre a área. Na quarta-feira, vim entender um pouco das Ciências Biológicas, como uma forma de complementar o que vi em Turismo. Ontem, quinta-feira, assisti à oficina de Ciência da Computação, e hoje finalizei com Direito”, explicou a aluna, que foi estimulada por sua professora, Nataly Caldas, a vir para o Católica In.
Os professores do curso de Filosofia Leandro dos Santos Reis e Viviam Oliveira foram os responsáveis por explicar aos alunos como está o mercado de trabalho em relação à profissão, as diversas áreas de atuação e a função do profissional de filosofia. “Além de gostar do curso, queremos mostrar para eles que para ser um bom filósofo é preciso gostar muito de ler e se dedicar bastante”, explicou Leandro.
Apesar de já estar decidida que vai prestar vestibular para medicina, a estudante Mayana Aquino, do segundo ano do Ginásio Pernambucano, quis este ano saber um pouco sobre a filosofia. “Estou achando muito interessante a explicação dos professores. E também consegui perguntar coisas que não sabia sobre a profissão”, disse a estudante.
Alunos do terceiro período do curso de Filosofia da Católica, os seminaristas Sílvio dos Santos, Danilo Pereira, Ivanilson Silva, Valter Barbosa, Ivanildo de Oliveira, Daniel Barbosa, Renato Matheus e Gilberto Farias participaram do Católica In como voluntários. “Também participei do Católica In no ano passado, e o que chama minha atenção é essa busca dos jovens pela área que eles vão seguir até o fim da vida”, afirmou Ivanilson. Ao seu lado, Valter completou: “Além de mostrar aos jovens diferentes cursos da Universidade, eu tive a oportunidade de conhecer melhor esse lugar onde eu estudo. Como seminarista, digo que estudar aqui é bastante importante para minha formação acadêmica, porque não basta ter apenas o curso de Filosofia no currículo, mas também estudar em um meio como a Católica, tão renomado”.
Na sala 305, a professora de Pedagogia, Graziela Almeida, mostrou através de cartazes espalhados no local quais as funções de um pedagogo, os espaços de atuação e alguns educadores que ajudaram a difundir a pedagogia, como o pernambucano Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, entre outros. De acordo com a estudante do terceiro ano do Ginásio Pernambucano, Samantta Marques, que veio pela primeira vez ao Católica In, a sua participação no evento foi muito importante, porque estava indecisa sobre alguns cursos e, com a palestra, pode ter uma noção melhor sobre o curso.