Católica está com inscrições abertas para Conferência de Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis

Por Eduardo Losada

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está com inscrições abertas para a I Conferência de Meio Ambiente e Sociedades Sustentáveis (I COMEIASS), que será realizada de 4 a 6 de junho. Promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, o evento tem como tema central Sociedade e Meio Ambiente”. A programação prevê a realização de conferências, painéis e cinco minicursos. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 31 de maio pelo site www.unicap.br/comeiass. A taxa é de R$ 50.

A I COMEIASS será aberta com uma conferência da diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap e pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Profª Drª Arminda Saconi. Ela vai falar sobre “Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade?” A cerimônia de abertura está programada para o dia 4 de junho, às 18h, no auditório G2.

No segundo dia, o evento terá início às 14h, também no auditório G2, com a conferência do coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor do curso de Ciências Biológicas da Unicap, Prof. Dr. Fábio Pedrosa. Ele vai tratar do tema “Repensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental”. Em seguida, às 16h, haverá a conferência da Profª Drª Aline Elesbão do Nascimento, pesquisadora do Núcleo de Ciências Ambientais da Unicap. Ela vai abordar o tema “Bionegócios: a biotecnologia a serviço da sustentabilidade no século XXI”. À noite, às 19h, acontecerá a última atividade do dia: a conferência da Profª Drª Maria Adélia Oliveira Monteiro da Cruz, integrante da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza e professora de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

No último dia do evento, estão previstas três conferências. Todas serão realizadas no auditório G2. A primeira terá início às 14h e vai ficar a cargo da Profª Drª Gisela Siqueira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela vai falar sobre “Fisioterapia, meio ambiente e saúde”. A segunda começará às 16h e será proferida pelo coordenador do Instituto Oceanário da UFRPE, Prof. Dr. Luiz Lira. A programação da I COMEIASS se encerrará com a conferência do coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unicap, Prof. Dr. Luiz Vital da Cunha. Ele vai tratar da “Sustentabilidade de sociedades rurais a partir da Etnobotânica: uma experiência em Pernambuco.”

Os cinco minicursos programados serão realizados durante os três dias do evento, sempre das 8h às 12h. Para participar dos minicursos, é preciso estar inscrito no evento e pagar uma taxa adicional de R$ 20. Serão oferecidos os seguintes minicursos: “Biotecnologia microbiana: ferramenta para desenvolvimento sustentável”, ministrado pela Profª Drª Aline Elesbão do Nascimento (Unicap); “Uso dos jogos virtuais no combate ao stress”, com a Profª Drª Maria Goretti Fernandes (Unicap); “Apicultura”, com o Prof. Dr. Alexandre José Pereira de Araújo (UFRPE); “Conservação em paisagens modificadas pelo homem”, como Prof. Dr. Luiz Biondi (USP); e “Impacto ambiental do turismo em áreas litorâneas”, com a Profª Drª Goretti Sônia da Silva (Unicap).