Católica entra para a Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade

Fotos: Rafael Sabóia

Em reunião realizada na última quinta-feira (8), na sala dos conselhos, localizada no segundo andar do bloco R, representantes da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) oficializaram a entrada da Universidade Católica de Pernambuco na Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade(RUEF).

Participaram do encontro o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Thales Castro; o professor Jorge Cândido; o Diretor do Centro de Ciências Sociais, Leonel Ferreira;  o Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Desgislando Nóbrega; e o Coordenador da Pastoral Unicap, Padre Antônio Mota. Também estiveram presentes o diretor geral da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), Paulo Muniz Lopes, acompanhado dos professores Fernando Andrade, Alexandre Costa Lima e Marco Aurélio.

A Unicap será a oitava instituição de ensino superior brasileira a fazer parte da RUEF, que já conta com as universidades federais de Sergipe, Pernambuco, e de Santa Catarina, as Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, a Associação Caruaruense de Ensino Superior e a Universidade de Itajaí. “Convidamos a Unicap a fazer parte da RUEF, pois é uma universidade com tradição humanista e que tem o lema da fraternidade como algo que sempre está em discussão nessa instituição”, explica o diretor geral da ASCES.

A Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade é um espaço acadêmico integrado por docentes, pesquisadores, graduados e alunos avançados de múltiplas disciplinas, que pertencem a diversas universidades da América Latina. Ocupa-se do estudo, pesquisa, discussão e difusão da fraternidade como perspectiva analítica a partir da qual se busca contribuir ao conhecimento de variadas temáticas que os participantes da RUEF selecionam de acordo com critérios científicos próprios de seus respectivos campos de conhecimento.

A reunião entre os representantes de ambas as instituições, além de firmar a entrada da Unicap na rede, teve por objetivo concretizar a escolha da Universidade como sendo a sede do próximo Congresso Internacional da Fraternidade, que deve acontecer no mês de outubro, no Brasil. O evento é realizado todos os anos, com financiamento da Porticus. No ano passado, o congresso foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago. A conversa entre os professores se baseou também na apresentação do congresso para os membros da Unicap.

“Como representante da Universidade nos assuntos que envolvem políticas públicas externas ao nosso campus, sinto-me muito contente por poder participar de mais uma boa parceria feita pela Católica. A Unicap está sempre engajada no que tange a sua Carta de Princípios, que fala sobre a necessidade da fraternidade. Ao fazermos parte da RUEF, nós reforçamos o lema humanístico que rege a nossa Universidade”, festeja o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Thales Castro.