Boletim Unicap

Católica e Ecope assinam convênio para realização de Especialização em Ecocardiografia

Da esquerda para a direita: Aline Grego, Erideise Gurgel, Evânia Pincovsky, Antônia Sena (camisa preta); Padre Pedro; Dr. Castillo; Dr. Eugênio Albuquerque; Rodrigo Pellegrino, e Átila Bezerra

A Universidade Católica de Pernambuco e a Escola de Ecografia de Pernambuco (Ecope) assinaram, na manhã desta terça-feira (13/06), um convênio para a realização do curso de Especialização em Ecocardiografia. O ato foi realizado na Sala dos Conselhos da Católica e contou com a presença do Reitor, Padre Pedro Rubens; da Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; do chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; da coordenadora geral dos cursos de MBA e especializações, professora Evânia Pincovsky, e da coordenadora do curso de Medicina, professora Erideise Gurgel. Por parte da Ecope, estiveram presentes os diretores da Escola, os médicos José Maria Del Castillo e Eugênio Albuquerque; a diretora de Admissão, professora Antônia Sena; e o professor Átila Bezerra. Assinaram o convênio o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e o diretor da Ecope, Dr. José Maria Del Castillo.

O curso tem o objetivo de formar especialista em Ecocardiografia e será realizado em turmas sequenciais, com duração de 18 meses. O público-alvo do curso são médicos, de preferência os da área de cardiologia. Segundo o Dr. Castillo, o curso abrange a parte básica, intermediária e avançada. As aulas serão ministradas na sede da Ecope, em Boa Viagem.

Foi ressaltado, durante o encontro, o lado social e comunitário envolvido, pois 500 pacientes são atendidos, em média, na formação prática dos alunos e esse atendimento é gratuito, além do exame ser muito detalhado. Para se ter uma ideia, um exame feito em uma clínica privada ou pública dura em média 15 minutos, já os exames feitos durante o curso chegam a durar entre 1h30 e 2h. Segundo os diretores da Ecope, os pacientes ficam muito satisfeitos com a qualidade de seus exames.

Pelo convênio, cabe à Católica, por meio da Coordenação Geral de Pós-graduação, prestar orientações acadêmicas e administrativas, observada a legislação específica vigente e respeitadas as suas disposições estatutárias; elaborar os serviços de secretaria, realizando matrícula dos alunos, controlando e registrando notas de aproveitamento, emitindo certificados, estruturando o histórico escolar, organizando o arquivo e emitindo declarações sobre a vida acadêmica dos alunos.

À Ecope cabe assumir e cumprir todas as obrigações da seleção e recrutamento dos professores e coordenadores, todos com atividade de magistério no ensino superior, na  área de cardiologia, ouvida previamente a Unicap quanto aos registros de habilidades necessários; gestão financeira referente ao que compreende o curso, como pagamento de pessoal e demais despesas e promover arrecadação de taxas, mensalidades, dentre outras.

Após a assinatura do convênio, houve o pronunciamento dos participantes:

Padre Pedro Rubens destacou a importância da parceria: “Eu queria agradecer a confiança da Ecope, agradecer a tradição construída e que hoje a gente passa a dar as mãos e construir uma nova tradição, a partir da existente, mas também vislumbrando o futuro muito maior. Para a Universidade é uma alegria e também uma forma de ir consolidando, passo a passo, a nossa inserção no mundo da saúde, nos seus diversos âmbitos e dando um passo na linha da Pós-graduação bastante significativo.”

Em seguida, o Dr. Castillo falou sobre a relevância do convênio. “É um grande passo acadêmico essa vinculação e, principalmente, com uma entidade com prestígio reconhecido internacionalmente. Nós somos, talvez, os pioneiros na especialização em Ecocardiografia no Brasil. A nossa escola é dedicada exclusivamente à Ecocardiografia, à formação de médico ecocardiografista, e esse passo acadêmico para nós significa um esforço de muitos anos de colaboração e de trabalho em equipe. A nossa escola existe porque todos os membros fizeram um esforço para que ela crescesse e fosse o que representa hoje. Essa vinculação com a Católica vai representar muito mais para nós.”

Erideise Gurgel enfatizou o significado da parceria para o curso de Medicina:”Considero, como coordenadora do curso de Medicina, um momento extremamente importante. Estamos dando o primeiro passo para ampliação da Pós-graduação Latu Sensu. Nosso curso de Medicina está sendo muito bem avaliado, está sendo considerado um dos melhores cursos do Brasil, e nós estamos na metade do curso. Então, introduzindo a Pós-graduação Latu Sensu é o primeiro passo para a gente, além de ter os cursos Latu Sensu, chegar ao Stricto Sensu, com Mestrado e Doutorado. Um passo histórico e muito importante, onde firmamos um compromisso com a saúde no Recife e em Pernambuco”.

A Pró-reitora Aline Grego ressaltou a sua alegria em firmar esse convênio: “A nossa intenção é de fato caminhar para o Stricto Sensu e, ao lado dos cursos, a pesquisa é um elemento importante. A atividade da Escola junto com a Universidade Católica e o trabalho que já vem sendo desenvolvido na área da Saúde vão também incrementar essa pesquisa, que justifica, inclusive, o Stricto Sensu. Então, eu acho que a gente está dando um passo sólido e importante e com instituições sérias. A gente fica muito feliz com isso”.

A professora Evânia Pincovsky  falou sobre sua participação no processo. “Participei juntamente com Erideise e a equipe, Antônia, Átila e Dr. Castillo, da elaboração do projeto. Nesse tempo, a gente pode constatar a seriedade, firmeza e o compromisso com esse projeto assinado hoje. As aulas já vão iniciar em agosto, está tudo preparado”, comemora a professora Evânia.

A professora Antônia Sena vislumbra novas perspectivas a partir da parceria. “É com imenso prazer que estamos aqui firmando esse convênio. Há muito tempo, pelo menos 10 anos, nós queríamos algo assim. Então, esse momento é de suma importância para todos nós e espero que daqui para frente essa parceria possa evoluir, crescer e a gente possa oferecer cada vez mais para a comunidade, para a sociedade, para todo o Brasil e até para fora do Brasil, quem sabe?”

Para finalizar, o Dr. Eugênio Albuquerque enfatizou a contribuição social do convênio:”Eu queria ressaltar que a assinatura desse convênio é uma honra para mim, porque ele vai ser bom para a Escola, para a Universidade, vai ser bom, principalmente, para a sociedade, para as pessoas mais carentes que precisam desse exame. A gente vai oferecer um exame de excelência com aparelhos ultrassofisticados, com pessoas habilitadas para ensinar e pessoas querendo aprender. Então, o objetivo principal vai ser alcançado”. Concluindo,  fez questão de registrar que sua filha se formou em Direito na Católica, há pouco tempo, e por causa dessa formação dela na universidade, ela não mora mais com ele. Mora fora do Brasil, graças aos seus objetivos alcançados.

 

A Ecope

A Ecope surgiu no início de 2010 no Recife em função do grande crescimento do Nordeste como um dos maiores e mais importante polos de medicina diagnóstica do Brasil. Tem como objetivo a busca incessante pela qualidade do ensino, reciclagem e divulgação de novas técnicas e métodos de diagnóstico por imagem, bem como o desenvolvimento da prática de seus alunos e um trabalho social na realização gratuita de exames, diminuindo as listas de espera dos grandes serviços públicos do Recife.

O surgimento da Ecope vem impulsionando o setor de diagnóstico por imagens do Nordeste, possibilitando o debate e a divulgação de novos equipamentos e tecnologias de empresas do setor. Vem também promovendo discussões e aprendizado de novas técnicas e otimização de imagens, através de cursos de qualidade com investimentos justos e acessíveis, incentivando a formação e reciclagem no método ecocardiográfico e na ultrassonografia.

Algo que diferencia e destaca a Ecope é a sua capacidade de inovação, além dos cursos de otimização de imagens, o curso surgiu como uma resposta a uma carência histórica nos cursos de ecocardiografia no Brasil, possibilitando o desenvolvimento da prática com orientação e diversidade de casos.

Fonte: escolaecope.com.br/a-ecope/

print

Compartilhe:

Deixe um comentário