Católica e ECE-J realizam final da II Olimpíada de Português e Matemática na sexta-feira

Fotos Erika Cardoso

Com informações da Assessoria de Comunicação do Espaço Criança Esperança de Jaboatão

A Universidade Católica de Pernambuco e o Espaço Criança Esperança de Jaboatão – ECE-J, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes, realizam nesta sexta-feira (11), às 8h, na Escola Municipal Humberto Barradas, a final da II Olimpíada de Português e Matemática. Ao todo, participam da final 415 estudantes de 21 escolas. Para baixar a lista dos finalistas do Nível 1 e Nível 2, clique nos links.

A II Olimpíada de Português e Matemática tem o objetivo de promover a integração entre o Espaço Criança Esperança de Jaboatão e as escolas, além de estimular o estudo destas disciplinas e influenciar na melhoria do desempenho escolar.

Participam alunos do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, divididos em dois níveis: Nível I corresponde ao 5º, 6º e 7º ano e Nível II do 8º ao 9º ano do ensino fundamental. A prova da primeira etapa, que ocorreu no dia 18/10, estava composta por 10 questões objetivas de cada disciplina. Na segunda etapa serão 5 questões objetivas e 5 discursivas de cada disciplina.

As inscrições foram realizadas diretamente pelas escolas. A II Olimpíada foi elaborada para acontecer em duas etapas. Na primeira, estiveram presentes 3.972 alunos. As provas foram realizadas nas próprias escolas, que teve como meta corrigir e direcionar 10% dos alunos com o melhor desempenho para a segunda etapa.

A gestora da escola que sediará a II etapa das Olimpíadas, Maria Betânia, fala da importância e do prazer em ver a realização dessa ação do ECE-J. “É um enorme prazer para a escola. Eu costumo dizer que o Espaço Criança Esperança de Jaboatão trouxe uma revitalização para a comunidade, com sua atuação na área de lazer e cidadania. Por isso, as Olimpíadas são uma oportunidade fantástica. Ano passado tínhamos sete escolas, hoje estamos com 21!”.

A II Olimpíada de Português e Matemática premiará alunos, professores e escolas. Os alunos que obtiverem a maior nota em Português e Matemática nos níveis I e II receberão premiação. 1º lugar do Nível I e Nível II ganha uma câmera digital, medalha de ouro e livro paradidático; 2º lugar do Nível I e Nível II recebe uma bicicleta, medalha de prata e livro paradidático; e 3º lugar do Nível I e Nível II recebe MP4, medalhas de bronze e livro paradidático.

Os professores de Português e Matemática dos alunos que ganharem o 1º lugar de cada nível receberão uma câmera fotográfica digital. A escola que obtiver a maior média aritmética em Português e Matemática nas notas da 2ª etapa receberá um Data Show e uma caixa amplificadora com microfone. E as escolas que obtiverem a segunda e a terceira maior média aritmética em Português e Matemática nas notas da 2ª etapa receberão, cada uma, uma caixa amplificadora com microfone.