Boletim Unicap

Católica e Crefito1 promovem programação especial em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 1) estão promovendo, nesta quinta-feira (13), um dia todo de eventos, em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta. A manhã foi dedicada à programação científica, com a realização de palestras no auditório do bloco J. A tarde está reservada para atividades culturais, incluindo uma gincana.

A primeira palestra foi sobre a fisioterapia em pericia judicial e foi ministrada por Rebeka Borba, que é perita judicial do Crefito1 e especializada em fisioterapia do trabalho. Ela explicou que essa é uma área nova para a profissão e que, por isso, atuam apenas na Justiça do Trabalho de três estados: Alagoas, Paraíba e Pernambuco. O Crefito1 tem a primeira comissão de fisioterapia do trabalho do país.

Após instaurado o inquérito trabalhista, o juiz solicita uma avaliação médica e, assim, que a doença é detectada o prognóstico vai para a análise de um profissional especializado, no caso um fisioterapeuta. Ele analisa se a doença relatada condiz com a função exercida. Um perito médico é diferente de um perito fisioterapeuta. Não é função do fisioterapeuta diagnosticar a doença, mas sim analisar a relação entre a doença já detectada e a sua causa.

“É uma área bastante promissora, pois é onde se discute a capacidade e incapacidades do trabalhador. As questões dos acidentes dentro das agências do trabalho e gera um grande impacto na sociedade. Então, toda vez que um acidente de trabalho ocorre gera custos tanto para o trabalhador quanto para a empresa e toda a sociedade. Essa área promove a saúde, a conscientização e minimiza os acidentes,” explica Rebeka Borba.

Qualquer fisioterapeuta tem a habilidade de fazer uma pericia judicial, porém para certas áreas é necessário ter uma capacitação a mais. Nessa, por exemplo, é importante que o profissional tenha conhecimentos na área de direito e suas legislações.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário