Católica comemora Dia do Índio

Fotos: Gustavo Gloria

O Dia Nacional do Índio será neste domingo (19), mas a Católica antecipou as comemorações para a tarde desta sexta-feira (17). Estudantes indígenas da própria Unicap e de outras instituições se reuniram no hall do bloco G para apresentações culturais e discursos em defesa das causas étnicas. A atividade foi apoiada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade (Neabi).

_MG_2087
Pe. Clóvis é o coordenador do Neabi

A ação marca a retomada das atividades da Semana Indígena da Unicap. De acordo com o coordenador do Neabi, Padre Clóvis Cabral, o evento de hoje é um de vários que irão ocorrer até a realização de um grande simpósio previsto para segunda quinzena de agosto. “Hoje é dia de festa, de memória e de resistência”.

Os organizadores reuniram representantes de várias tribos, a exemplo da Kapinawa, Xucuru Ororubá, Fulni-ô, Guarani e Kaiowa. Eles montaram uma mostra de artesanatos, realizaram o ritual sagrado do Toré e distribuíram pratos típicos como o beiju e vinho de milho.

_MG_2084
Luana é Pankararu

“Temos que fortalecer a identidade dos índios que vivem nas cidades sem perder nossos traços culturais. Defendemos a autonomia e respeito porque a partir do momento em que a gente permite que o outro conheça a nossa cultura, nós quebramos estereótipos”, disse Luana Oliveira, 28 anos, estudante do 10º período do curso de Fisioterapia da Católica e índia Pankararu.