Católica articula parcerias com a Liferay e a Pitang

O Pró-reitor Administrativo, Márcio Waked, recebeu nesta quarta-feira (12) a visita do diretor geral para a América Latina da Liferay, Emanuel Di Matteo, e do gerente geral da Pitang Consultoria e Sistemas, Renato Figueirôa. Os dois são ex-alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco e hoje estão à frente de duas importantes empresas do setor de tecnologia, com as quais a Unicap articula parceria.

Criada no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, um dos objetivos iniciais da Liferay foi oferecer uma solução de portal empresarial. Atualmente, é fabricante da plataforma de experiência digital líder de mercado, a Liferay DXP. Há sete anos se mantém no Quadrante Mágico para Digital Experience Platform do Gartner ocupando o nível mais alto da metodologia de classificação, o de Leader. Já a Pitang, é uma empresa de desenvolvimento pernambucana, fundada há 14 anos e eleita uma das melhores para se trabalhar em Pernambuco.

Com uma longa carreira no setor de tecnologia, Emanuel Di Matteo graduou-se em Ciência da Computação pela Católica em 2002 e fez MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui ainda passagens por empresas de telecomunicações e consultoria, realizando projetos de impacto em distintas regiões do Brasil e no exterior. Renato Figueirôa, por sua vez, formou-se em Ciência da Computação na Unicap em 2000 e, depois, voltou à universidade para fazer o MBA em Gestão de Negócios.

Acompanhados do professor Márcio Waked, Emanuel e Renato visitaram o campus e ficaram impressionados com as transformações pelas quais a universidade passou, particularmente com o Espaço Inovação, recém-inaugurado. Destacaram também a importância da conexão que a Unicap está fazendo com o mercado, preparando profissionais para atender às demandas das empresas.

Com informações da Liferay e da Pitang