Católica amplia climatização em salas de aula

Ambientes ficaram mais confortáveis

Quem estuda no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco encontrou salas ainda mais confortáveis nesta volta às aulas. A Unicap instalou 136 aparelhos de ar-condicionado, sendo dois em cada sala. Por serem do tipo split, os aparelhos garantirão o silêncio necessário para não atrapalhar o professor e não interferir na concentração dos alunos. Cada ar-condicionado tem 36 mil BTU´s de capacidade.

O investimento foi de R$ 1,8 milhão. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o escritório técnico da Unicap, cerca de oito mil estudantes circulam pelas dependências do prédio. O projeto de refrigeração levou em consideração a preocupação com o meio ambiente. O gás utilizado nas máquinas é o R-410, que segundo os técnicos, não agride a camada de ozônio.

“Tendo em vista a compensação ambiental, plantaremos 60 mudas de árvores no campus, simbolizando nossa preocupação com o planeta”, disse o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Ele explicou também que a escolha para iniciar a climatização pelo bloco G se deve a razões técnicas. “Trata-se do maior edifício do campus e que estava em condições de receber o equipamento imediatamente. Por lá passam alunos de praticamente todos os cursos da Unicap, além de sediar dois centros acadêmicos”.

Cada sala está equipada com dois aparelhos
A temperatura média é de 24ºC

Os aparelhos são alimentados também por três geradores movidos a óleo diesel. Eles funcionam nos horários de pico, das 17h30 às 20h30. No entanto, vale salientar que os ambientes serão refrigerados em todos os horários de aula a uma temperatura média de 24ºC. O projeto de climatização foi elaborado em dezembro de 2009 e também contempla outras dependências da Unicap. Ainda este ano o bloco D terá salas climatizadas. Em 2012 será a vez da ampliação do A e em 2013, o bloco B. “Elaboramos uma programação para não repercutir nas mensalidades do ano que vem. Procuramos não repassar os custos para os alunos”, explicou o Pró-reitor Administrativo, professor Luciano Pinheiro.

Clique aqui e conheça as outras dependências climatizadas da Unicap. https://www1.unicap.br/assecom1/?p=4710