Capes aprova Mestrado Acadêmico de Filosofia da Unicap
|A Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quinta-feira (07), a aprovação do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGF). O mais novo mestrado acadêmico da Unicap é fruto dos esforços do colegiado da Graduação em Filosofia, em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Católica.
O Programa tem como objetivo formar profissionais qualificados para as atividades de pesquisa, produção científica e docência em filosofia. Nesse intuito, o mestrado de Filosofia da Unicap se compreende em dois campos de atuação: Os estudos da ética e a sua relação com os valores humanos e os desdobramentos centrais da filosofia da linguagem e sua íntima relação com as práticas humanas.
O coordenador da graduação de Filosofia da Unicap, Padre José Marco de Gomes Luna, acredita que a aprovação do mestrado deve ser festejada não só pelo corpo administrativo e acadêmico da Católica. Para ele, a notícia deve impactar positivamente ex. alunos e estudantes que buscam fazer um mestrado na área. “Sempre buscamos qualificar nossas atuações para poder oferecer um programa que esteja a altura da excelências acadêmica e humana da Universidade Católica de Pernambuco. Estou muito feliz com essa notícia. Para nós aqui da graduação, a aprovação do mestrado em Filosofia da Unicap é a realização de um sonho”, disse o coordenador da Padre Marcos.
Linha de Pesquisa 1: Ética, Fundamentação Moral e Valores Humanos, que tem por objetivo promover um estudo acerca dos conceitos e temas fundamentais da ética, da ação e dos valores morais que caracterizam a existência humana, apresentados e discutidos na tradição filosófica.
Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Sentido e Ação, que tem por objetivo investigar os problemas fundamentais da linguagem e dos seus desdobramentos apresentados e discutidos na tradição filosófica.
Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco contém uma estrutura curricular com 20 disciplinas, sendo 2 obrigatórias de 3 créditos cada e um corpo docente com 9 professores. A primeira linha de pesquisa tem o corpo docente: Prof. Dr. André Luiz Holanda de Oliveira, Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento, Prof. Dr José Tadeu Batista de Souza, Prof. Dr. Karl-Heinz Efken e Ricardo Pinho Souto. A segunda linha conta com a participação dos docentes: Prof. Dr. Danilo Vaz Curado Ribeiro de de Menezes Costa, Profª. Dr. Eleonoura Enoque da Silva, Prof. Dr. Gerson Francisco Arruda Junior e Prof. Dr. José Marcos Gomes de Luna.