Candidato João Campos (PSB) visita a Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, no começo da tarde desta quarta-feira (25), o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos. Ele foi recebido pela direção da Unicap no Pavilhão Maker. Na ocasião, foi apresentado o Plano Centro Cidadão, um estudo que elaborou referências para ações e requalificação urbana de um conjunto de bairros do chamado Centro Continental.

Ainda durante o encontro, foram apresentadas sugestões de projetos para requalificação da Rua do Lazer, algo semelhante ao que aconteceu com a Rua do Príncipe, quando a Católica recuou o muro (e o substituiu por gradis) para o uso público do espaço e permanência do comércio popular.

As diretrizes e referências do Plano Centro Cidadão também embasam outra proposta da Universidade para o chamado Eixo Educacional. O território que abrange a Avenida Rui Barbosa e vai até o Bairro do Recife, onde estão localizadas diversas instituições de ensino.

O Reitor Padre Pedro Rubens chamou a atenção para o conceito de gentileza urbana que foi posto em prática na Rua do Príncipe a partir da parceria entre Unicap e poder público. “Temos que pensar um modelo de cidade em que todo mundo vai ter que ceder alguma coisa para que ela mude”.

Ele ainda falou sobre o Campus Beberibe, um projeto de extensão que envolve toda a Universidade e que será executado em uma área pertencente à Companhia de Jesus localizada entre os limites do Recife e de Olinda. As ações serão inspiradas na Encíclica Laudato Si do Papa Francisco a partir da Justiça Socioambiental.

Estavam presentes ainda no encontro de hoje (25) a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Valdenice José Raimundo; o pró-reitor Administrativo, Márcio Waked; o pró-reitor de Graduação e Extensão, Degislando Nóbrega; a diretora da Unicap Icam International School, Andréa Câmara; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paula Maciel; a coordenadora da especialização em Tecnologias do Design, Clarissa Duarte; e o chefe de gabinete da Reitoria da Unicap, Rodrigo Pellegrino.