Campanhas publicitárias são tema da segunda noite do Icinform

Com reportagem de Eduardo Montenegro

Mesa
Fotos: divulgação

O Laboratório de Empreendedorismo com a temática Publicidade e Fotografia abriu o segundo dia do I Seminário Icinform. Dois grupos, coordenados pelo professor de Publicidade e Propaganda, Fernando Fontanella, dissertaram e dialogaram sobre campanhas publicitárias.  As apresentações foram feitas no auditório G1.

O primeiro grupo foi o responsável pelo artigo Product Placement, uma ferramenta usada dentro de novelas, filmes e seriados para introduzir e espalhar uma marca ou produto. De acordo com o grupo, com o advento da Internet – que vem possibilitando a migração de muitas pessoas para serviços de streaming – esse tipo de estratégia tem sido mais abordada. Entretanto, é uma tática existente desde os anos 80, quando as propagandas sobre o cigarro, principalmente nos Estados Unidos, atingiram seu auge.

Em seguida, o o outro grupo apresentou seus apontamentos sobre a mulher como objeto em propagandas de cerveja nacionais ao longo de toda década de 2000. Iniciando a conversa com uma recapitulação histórica da cerveja no Brasil e como, aos poucos, a cultura da cerveja foi introduzida no País.

TelãoDe acordo com as colocações feitas pelo grupo composto por quatro alunos, a forma como a mulher é usada tem o propósito de chamar a atenção do público masculino, que é o grande consumidor de cervejas.

“Não é necessário usar a mulher apenas como objeto sexual, especialmente quando elas vêm crescendo neste tipo de mercado consumidor”, disse Melissa Ribeiro, uma das integrantes do grupo, revelando que os números de mulheres consumidoras de cervejas vêm crescendo.

Ambas as apresentações foram encerradas com comentários feitos pelo Prof. Fernando Fontanella e pela plateia que deram dicas de como os alunos poderiam guiar seus artigos para a conclusão.