Café Com Letras com gostinho americano

O curso de Letras da Católica, coordenado pela professora Haidée Camelo, está promovendo toda quarta-feira, às 17h, na Livraria SBS da Unicap (térreo do bloco A) o Café Com Letras. O evento tem como objetivo divulgar diferentes culturas, trazendo a cada semana um convidado que falará sobre o seu país, na língua que é falada lá.

No dia 12, a primeira convidada a dar uma palestra sobre o seu país, os Estados Unidos, foi a professora Stacey De Melo. Convidada pelo aluno do curso de Letras Renato de Souza, Stacy, que só fala a língua inglesa, contou que ensina na Escola Americana do Recife história e geografia. Por ter uma paixão por esses assuntos, ela mostrou o mapa dos EUA e iniciou sua apresentação.

Stacey De Melo e seu marido

Começou contando que conheceu seu marido no país em que ela morava, se casaram, viveram dois anos juntos lá e decidiram se mudar para o Brasil. Atualmente, ela está grávida de sete meses de uma menina, que provavelmente se chamará Camila, nome que a sogra dela sugeriu. Em seguida, mostrou algumas cidades no mapa que são famosas, falou do clima delas, e de como faz frio no período de inverno. Comentou que existem quatro fusos-horários nos EUA e que no Brasil tem apenas dois.

Stacey também falou que a maior população vive na costa norte, sendo uma área pequena comparada com as outras do país. A mais populosa é Nova York e a segunda é Los Angeles, na Califórnia. Afirmou que 15% da população do país fala fluentemente espanhol. Contou a história da independência dos Estados Unidos da América, citando como os franceses ajudaram o país.

Ao falar da alimentação dos americanos, Stacey explicou que a maioria opta pelo fast-food, porque a comida mais saudável é mais cara e também esses alimentos são práticos e rápidos. Na agitação do dia a dia, eles não costumam parar nem para comer. “As pessoas comem até andando”, contou.

Stacey disse que adora comida saudável e que o lugar que ela ama ir é em um supermercado de alimentos orgânicos. Para ela, é o seu lugar preferido. Ao comparar a alimentação do Brasil com a dos EUA, ela falou que o brasileiro tem um equilíbrio entre pessoas saudáveis e não saudáveis diferentes dos Estados Unidos, onde a grande maioria das pessoas está acima do peso ideal. “Eu detesto a Mc’Donalds. Até digo que a minha filha não vai nem sequer saber o que é essa lanchonete. Realmente odeio”, confessou. Após sua palestra, todos os presentes foram convidados a participar de um lanche com café, que origina o nome do evento.

One Comment