Boletim Unicap

Cactos promove mesa-redonda sobre Leituras e Escritas Femininas no Recife Contemporâneo

 

O Cactos – Núcleo Unicap de Estudos de Gênero, vinculado ao curso de História, vai promover mesa-redonda “Leituras e Escritas Femininas no Recife Contemporâneo”, que será realizada no dia 27 de março, às 18h30, no Auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B. O evento contará com a presença de Anita Presbitero, Patrícia Vasconcellos e Isabella Costa, que representarão, respectivamente, os grupos “Clube Literário Floriterárias”, “Mulherio das Letras – PE” e “Fale com Elas”. As convidadas debaterão o papel das mulheres na difusão e/ou produção de leituras, escritas e publicações femininas e feministas, foram e vem sendo realizadas na capital pernambucana.

Abaixo algumas informações sobre os grupos que participarão:

Clube Literário Floriterárias

O Clube de Leitura Floriterárias foi criado em abril de 2016 a partir da paixão pela leitura e pela necessidade de partilhar ideias e sentimentos sobre os livros lidos entre as leitoras Luciana Seabra e Anita Presbitero. O grupo é formado por mulheres de diferentes idades, profissões e lugares do Brasil. Promove encontros mensais, mediando a troca de ideias e impressões sobre os diferentes gêneros literários. Nos reunimos em livrarias, sebos, cafés, espaços literários e culturais, com o objetivo de compartilhar ideias e impressões literárias nos encontros, valorizando a fala da experiência que cada mulher teve em contato com aquela leitura.  Acreditamos que essa interação pode proporcionar um libertar das amarras que tanto nos oprime, ampliando nossos conhecimentos sobre o mundo, sobre nossa condição de mulher nessa sociedade e fortalecendo nossa fala e atitude de protagonistas da história que estamos construindo. 

Mulherio das Letras – PE

O Mulherio das Letras é um movimento que começou numa roda informal de conversa na FLIP, com Maria Valéria Rezende, sobre os poucos espaços para as mulheres na literatura brasileira. Dessa conversa surgiu a ideia de um encontro nacional de mulheres que escrevem, ilustram, contam histórias, diagramam, editam para que pudessem dialogar sobre seus trabalhos, as dificuldades enfrentadas, os desafios vencidos, as possibilidades. Assim, em outubro de 2017, foi realizado na cidade João Pessoa, o I Encontro Nacional do Mulherio das Letras, no qual tivemos a participação de quase 600 mulheres, de todos os cantos do país. Nos estados brasileiros, nós, mulheres,  também organizamos grupos locais e continuamos nossos encontros com saraus, planejamento de publicação independente e outras ações que nos possibilitem a inserção no mercado editorial. Vez e voz para as mulheres, isso é o Mulherio das Letras.

Fale com Elas

O Fale com Elas foi ao ar no final de 2016 na plataforma de escrita do Medium, alcançamos mais de dois mil leitores na plataforma durante nosso trajeto. Conversamos sobre sexualidade, feminismo, gordofobia, maternidade, poesia, literatura, cinema… Contamos com um corpo de escritoras diversificado e instigante. Trinta mulheres espalhadas pelo país produzindo conteúdo de qualidade e relevância, debatendo assuntos difíceis e pessoais com o coração aberto e muita coragem. Num esforço coletivo para levar adiante a valorização da produção literária feita por mulheres, para a criação de um espaço cuja base é o respeito, a empatia, o empoderamento feminino através da escrita.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário