Blog criado por alunos de Jornalismo explora as datas comemorativas

Alunos do sexto período do curso de Jornalismo produziram um blog para a disciplina de Jornalismo Multimídia Especializado em Política e Economia. O site tem como tema datas comemorativas e traz nove matérias que exploram socialmente, politicamente e economicamente cada data. Além das matérias produzidas, o site ainda apresenta uma aba de indicações de conteúdo que os ajudou no enriquecimento e criação do conteúdo apresentado.

A equipe formada pelos estudantes Andréa do Monte, Beatriz Fontes, Bernardo Sampaio, Isabela Veríssimo e Paula Inojosa foi orientado pelo professor Lula Pinto. “Foi um trabalho que demandou muito estudo e esforço, além de estimular nosso pensamento crítico como cidadão”, relata a aluna Beatriz Fontes.

“É sempre bom fazer parte de um projeto multimídia para poder testar o nosso conhecimento em diferentes áreas. É difícil ser bom em tudo, então praticar um pouquinho de casa ferramenta é desafiador e instigante. A escolha do nosso tema também promoveu isso. Fomos em busca de informações acessíveis e importantes, mas que muitas vezes passam despercebidas e, por isso, perdem valor. Conhecer e transmitir conhecimento sobre a nossa história é muito importante em questão de identidade pessoal e coletiva. Acredito que esse é o tipo de trabalho que acrescenta na vida de quem faz e de quem recebe”, conta Isabela Veríssimo.

Sobre o projeto: “Se preservar a história é compreender a identidade de quem somos, entender as marcas que compõem o lugar que estamos também faz parte de um processo individual. Matérias produzidas a respeito de algumas datas comemorativas brasileiras e a influência delas no comércio e na vida da população discutem o contexto, a influência e o impacto do que muitas vezes comemoramos sem saber o motivo da tal felicidade. Mais do que ser guiado pela própria história, analisar o caminho do que é anualmente lembrado e possui dias totalmente dedicados para esse resgate, é a função do blog Data Marcada.”

Para acessar o blog e conhecer melhor o projeto: https://datamarcadablog.wixsite.com/site