Bispo de Palmares realiza conferência na Semana Teológica da Unicap

O bispo emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival Saraiva, realizou conferência intitulada Desafios pastorais para os cristãos na Igreja e na sociedade, na noite da quinta-feira (10), durante a XXIII Semana Teológica da Unicap. Antes de subir à tribuna, Dom Genival foi apresentado pelo Pe. José Fabrício, que o agradeceu pela sua “obra educativa” e seu legado enquanto secretário de Educação e Cultura do município de Campina Grande, que, segundo ele, influenciou diversos padres na cidade de Palmares a terem uma melhor formação acadêmica.

“Eu venho aqui à Universidade Católica, dentro desta programação da Semana Teológica e, no que se trata de uma temática relacionada aos leigos e leigas na igreja. Com muita alegria atendi ao convite da Universidade para vir participar hoje, trazendo especialmente o olhar da Igreja no Brasil e também os documentos [da Igreja] em relação ao mundo dos leigos, sobre todos os desafios que eles encontram para serem protagonistas das suas missões. Eu diria que são inúmeros desafios, em razão mesmo dessa abordagem que hoje contemplo, relacionada à própria missão da Igreja, por exemplo, em como exercer o seu sacerdócio batismal e também dessa realidade do mundo, por exemplo, diante de um fenômeno de secularização, que é, na verdade, um grande problema para o enfrentamento da realidade”, comentou o bispo.

A Semana Teológica tem este ano como tema “Identidade e Missão dos Cristãos Hoje: perspectivas e desafios”. Na noite da quinta-feira (10), o evento foi aberto com um momento cultural, comandado pelo professor Luiz Gomes de Moura.