Biblioteca da Católica sedia exposição fotográfica

Até o dia 25 de junho, os visitantes da Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco vão se deparar com uma exposição fotográfica dos alunos do curso Tecnológico de Fotografia, organizados pela professora Niedja Dias e pela coordenadora do curso, Renata Victor.

O Bairro do Recife foi retratado pelos estudantes através de uma atividade na qual transformaram latas de leite em recurso para captação de imagens. A mostra pretende provar que um olhar diferenciado e sensível é fundamental para resultar numa bela fotografia.

O método é o conhecido como Pinholes, que consiste na simulação de uma câmera escura. Um recipiente é pintado todo de preto no seu interior, recebe o papel fotossensível e tem um orifício semelhante ao tamanho de uma agulha. Segundo a professora Niedja, essa foi uma das primeiras atividades práticas realizadas pelos alunos do curso. “Com o nosso auxílio, eles construíram as latas e câmeras experimentais”, afirma.

O trabalho faz parte das disciplinas de Anatomia da Câmera e Laboratório Preto e Branco. Ao todo, 54 fotos estão expostas. O evento surgiu com o intuito de homenagear o Dia Internacional da Pinholes, celebrado no dia 26 de abril, e começou no hall do bloco A. Com a boa aceitação do público, a exposição estendeu a programação e foi transferida para o hall da biblioteca.