Biblioteca da Católica equipada com novos computadores

A mudança é visível logo na entrada. Quem procura ou apenas deseja fazer uma consulta na Biblioteca da Católica está encontrando novos computadores nos locais de atendimento. O projeto de modernização dos equipamentos resultou na troca de 125 micros. Todos possuem tela de LCD. Além das máquinas destinadas aos usuários, as utilizadas pelos funcionários também foram susbtituídas, tornando mais ágil o atendimento. E a modernização foi além dos hardwares, o software de buscas Pergamum também foi atualizado com a nova versão. O programa da Biblioteca da Católica é usado por outras grandes instituições de ensino do país e, com este up grade, as buscas e as pesquisas na Unicap ficaram mais rápidas.

Jaise é a diretora da Biblioteca

E as novidades não ficam por aí. Além de computadores modernos e rápidos, os frequentadores da Biblioteca da Católica passaram a ter acesso à Internet de graça e sem fio. É o tão desejado e prático sistema Wi-fi. Antes só havia no térreo, mas a aquisição de novos pontos permitiu que o sinal chegasse a todos os andares da Biblioteca. “Os equipamentos foram aproveitados do Intercom”, conta a diretora Jaíse Leão, ao recordar o maior Congresso de Comunicação da América Latina, realizado em setembro do ano passado na Universidade.

Quatro mil pessoas circulam diariamente pela Biblioteca

O ambiente silencioso, com ar condicionado, Internet sem fio e de acesso livre fez o número de frequentadores aumentar. Ainda segundo Jaíse, a Biblioteca recebe cerca de quatro mil usuários por dia entre alunos, ex-alunos, funcionários, professores e estudantes de outras instituições de ensino. Um terço desse público é de pessoal externo que vem estudar  para concursos e passa o dia aqui”.
“.

A praticidade e o conforto oferecidos pela Católica ao público em geral tem feito com que vários estudantes tragam notebooks pessoais para usar nas dependências da Universidade. Novas tomadas foram disponibilizadas mas não foram suficientes para atender a demanda cada vez mais crescente.

Três notebooks usados numa só tomada

A orientação da Biblioteca é que os frequentadores tragam os equipamentos com as baterias carregadas para evitar uso coletivo das tomadas. Em alguns pontos, os usuários colocam extensões e “tês” de onde partem fios para vários computadores ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o sistema elétrico. “Isso pode queimar os notebooks e os alunos correm o risco de perder conteúdo. Por isso, orientamos os funcionários a coibir essa prática por uma questão de segurança”, explicou Jaíse.

Extensões no chão podem provocar acidentes

Outras informações sobre a Biblioteca da Unicap podem ser obtidas pelo telefone 2119-4122