Aula Magna das Licenciaturas da Unicap foi marcada por sarau

A Aula Magna das Licenciaturas, realizada na noite da terça-feira, dia 13, foi marcada por sarau realizado pelo Padre André Araújo e pelo MPB Unicap, unindo telas, poesia e música. Estiveram presentes, além dos alunos e professores, o Reitor, Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Degislando Nóbrega, e os diretores do CTCH, CCBS e CCT, professores Danilo Vaz-Curado, Luiz Vital e Andréa Câmara, respectivamente.

O objetivo do evento foi acolher os alunos novatos das licenciaturas, dos centros de Ciências Biológicas e Saúde – CCBS, Ciências e Tecnologia – CCT e Teologia e Ciências Humanas – CTCH. Em seu discurso, Padre Pedro Rubens deu as boas-vindas, falou da vocação da instituição e das comemorações dos 75 anos da Universidade, que nasceu a partir da Licenciatura. Ele disse que essa Aula Magna ia ser diferente das aulas que existem por aí, com a apresentação do sarau musicado pelo MBP Unicap e com o Padre André Araújo recitando poesias enquanto telas de obras de arte eram exibidas, numa reunião de arte e poesia.

“Foi uma aula diferente com muita imaginação e motivação. Foi algo totalmente diferente, como Padre Pedro pensa de que a Licenciatura tem que ser nos tempos de hoje, diferente, motivadora e engajadora. Esse foi o recado do Reitor, que nós recebemos nessa Aula Magna”, explica o diretor do CCBS, professor Luiz Vital.

Segundo o Padre André Araújo, a iniciativa partiu do Reitor, Padre Pedro Rubens, de montar uma Aula Magna para as licenciaturas. “Quando Pedro viu o Sarau na Semana da Mulher na Unicap, no início do mês, ele achou que seria muito interessante para propor novos espaços de interlocução, novos tempos, outra maneira de utilizar a arte sem fazer nenhum tipo de instrumentalização. Mas, que a arte consegue fazer esse diálogo e de propor outros espaços pedagógicos, outras maneiras de fazer diálogo”, disse Padre André.

Continuando, Padre André Araújo informou que como ele já tinha esse projeto Sagrado Primitivo, um diálogo entre telas e poesias, atualmente exposto na Biblioteca Central da Unicap, convidou o Percy Marques, do MBP Unicap, para fazer a arte da música dialogar com o projeto. “Aqui, praticamente, as pessoas faziam um espaço de contemplação da beleza, da arte, daquilo que a arte toca e de tudo aquilo que era possível fazer nesse diálogo com as três artes e de deixar esse espaço de interlocução e de conhecimento fluir. Quer dizer, começar a pensar em novos espaços para educação, para pedagogia e aí eu poderia perguntar, também, qual é o papel da arte na formação de professores, no curso de licenciatura. A gente consegue fazer isso? Estamos preparados para isso? A gente tem que criar uma cultura, como é que é isso? Precisa de novos espaços mesmo, ou a gente já está pronto? Eu acho que todo mundo deu conta de perceber um pouco do que a arte consegue tocar, como provocação”, finaliza.