Aula inaugural do curso de Gestão em Eventos conta com a presença de Tatiana Marques

Na manhã desta sexta-feira (26), a turma do curso tecnológico de Gestão em Eventos da Universidade Católica de Pernambuco teve o privilégio de receber Tatiana Marques como palestrante da aula inaugural do curso, iniciado em fevereiro deste ano. “Invento, faço eventos”, foi o tema escolhido pelos 32 alunos para comemorar a criação do curso. Parte do corpo docente e o próprio coordenador de Gestão em Eventos da Unicap, Alfredo Sotero, estiveram presentes.

Além de ter feito MBA em Planejamento e Gestão de Eventos na Católica, Tatiana é dona de uma das empresas de cerimonial mais conhecidas do Recife. “Quero trazer um pouco da minha experiência, dar sugestões e dicas sobre o exercício da profissão.”

Os alunos se mostraram ansiosos em acompanhar a palestra. Rayanne Chamyé, 22 anos, é formada em moda e decidiu fazer Gestão em Eventos para aplicar os conhecimentos de gestão à moda, principalmente porque pretende abrir seu próprio negócio. “Eu espero que Tatiana possa abrir os nossos olhos para a profissão e nos incentivar a continuar nessa jornada”, afirmou Rayanne.

Marcelo Valença, 50, já trabalha com a gestão de eventos populares no interior, tal como o carnaval. “Apesar de não ser minha área, é importante acompanhar uma palestra de uma pessoa especializada em cerimonial para agregar conhecimento, conhecer um ângulo diferenciado da profissão”.

Tatiana iniciou sua apresentação parabenizando a todos pela organização da aula, pelos detalhes das flores colocadas e, até mesmo, pela escolha do tema. “A palavra inventar tem muitos significados. O sentido dela na frase resume exatamente como o gestor de eventos tem de ser. Criar e fazer novas concepções a partir do que o cliente sonha em ter”, afirmou.

Entre tantas dicas sugeridas aos futuros gestores em evento, a leitura foi algo que Tatiana destacou do início ao fim da palestra. “Se vocês querem entrar no mercado e se destacar na profissão, se mantenham atualizados sobre tudo o que está acontecendo no mundo. Ler, se informar, acompanhar as agências de gestão são pontos fundamentais.”

“Não sabe nada com relação à indústria naval em Pernambuco? Deveria saber. Recife é sede regional do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). A inauguração de mais dois estaleiros no Complexo Industrial de Suape vai gerar muitos empregos no estado, inclusive para nós, gestores. Por isso, vocês têm de ficar por dentro de tudo”, explicou Tatiana.

De acordo com Tatiana, é importante conhecer a fundo o que o cliente está pretendendo celebrar. “Se eu não entendo o produto do meu cliente, não posso inventar, encantar nem, muito menos, emocionar com evento.” A empresária também levantou que o dinheiro não deve ser o principal objetivo do gestor em evento. “O dinheiro vem como consequência de todo um trabalho de planejamento. Temos que objetivar outros valores.”

Um dos valores ressaltados pela dona da Cerimonial Tatiana Marques e Eventos foi a questão da humildade.“Ninguém chega a grandes cerimoniais, desempenhando papéis importantes, sem passar por funções básicas de preparação de eventos. O profissional deve estar disposto a ocupar todos os papéis, varrer a sala, botar a flor na mesa, desempenhar o trabalho duro dos eventos e estar preparado para eles.”

Muitos profissionais de Gestão em Eventos de São Paulo e Rio de Janeiro são contratados para cerimoniais aqui do Recife. De acordo com Tatiana, isso acontece porque os profissionais pernambucanos não estão ocupando o espaço deles. “Não temos uma história que leve os empresários a crer que somos competentes para isso. É por isso que reforço tanto a importância de estarmos bem informados e atualizados para que essa impressão seja reformulada.”

Antes de tirar todas as dúvidas dos alunos com relação ao curso, Tatiana concluiu sua exposição falando do mercado. “A tendência é que cresça bastante, justamente por causa dos grandes eventos que vão acontecer no país. A Copa do Mundo de 2014 é uma delas. Mas isso implica em um nível de exigência cada vez maior. Quem tiver conhecimento e estiver atualizado vai conseguir espaço; quem não estiver, vai ser expurgado do processo”.

Para encerrar a aula inaugural da turma de Gestão em Eventos da Unicap, os presentes se reuniram no Salão Receptivo da instituição para um coffee-break.