Aula de Pré-história em minicurso de Arqueologia para crianças

Minicurso arqueologiaO Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco iniciou, nesta segunda-feira (20), a semana de minicursos “arqueologia para crianças”, onde crianças de 7 a 13 anos terão a oportunidade de visitar o museu e participar de oficinas e aulas sobre os temas apresentados durante a semana. Foram oferecidas 40 vagas, para alunos de escolas públicas e privadas, com um valor de R$80 reais. As inscrições foram feitas pela internet e já estão encerradas, já que o número máximo de participantes já foi atingido.

Para a abertura, a pauta foi Pré-história. Depois de aprenderem um pouco mais sobre a temática, as crianças participaram de jogos de tabuleiro e da memória, com o intuito de fazê-los fixar ainda mais o conteúdo e de uma maneira mais divertida. A professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, coordenadora do museu, explicou que a introdução dos jogos no aprendizado é uma forma de incentivo para que eles prestem mais atenção ao conteúdo. “Na sexta-feira, último dia do minicurso, as crianças vão participar de um quiz, com a temática de toda a semana e iremos entregar medalhas de ouro e prata às equipes, além de um certificado de finalização de curso”.

Amanda Tavares Carvalho, 10, disse o que mais gostou no primeiro dia. “Os jogos são legais, mas gostei mais das explicações”.

Amanhã, as crianças terão uma aula sobre escavações, com direito a simulação de uma mini escavação. As oficinas vão até a próxima sexta-feira, nos turnos da manhã (8h30 às 11h30) e tarde (14h30 às 17h30).