Boletim Unicap

Auditório Dom Helder Camara terá primeira programação no dia 15 de fevereiro

O auditório Dom Helder Camara, recém-inaugurado no térreo do bloco A, já tem definida a sua primeira programação. Será o debate sobre o documentário Lua Nova do Penar, de Leila Jinkings e Sidnei Pires. O evento,  promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, está marcado para o dia 15 de fevereiro, às 19h.

O documentário conta a história de Hiram de Lima Pereira, militante comunista de forte atuação no Nordeste e em São Paulo como membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro. Preso, torturado e morto nos cárceres da ditadura militar, Hiram era jornalista, poeta e ator teatral.

Segundo a diretora Leila Jinkings, há que se destacar que o filme trata de uma pessoa que foi vítima da violência e da arbitrariedade que se instalou na ditadura pós golpe de 1964. O relato é baseado nos depoimentos das filhas Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya. Não há tristeza, no entanto. Apenas saudade. Elas falam de música, de poesia e de amor, elementos unificadores da convivência da família.

Prêmios:
Melhor Documentário: Ionian International Digital Film Festival – IIDFF 2013; Melhor Documentário: Hollywood Shorts Reels – HSR 2014.

Festivais:
IIDFF 2013 (Grécia): Melhor Documentário; HSR-2014: Melhor Documentário; MWIFF 2013 (Índia): seleção oficial; DSIFF 2013 (Índia): seleção oficial; Vercine2014 (Brasil).

print
Compartilhe:

Deixe um comentário