Ato de Desagravo no Jardim da Unicap

Na manhã desta quinta-feira (9), alunos, ex-alunos e professores da Universidade Católica de Pernambuco se reuniram no jardim da Universidade para o Ato de Desagravo em solidariedade às pessoas reprimidas violentamente pela polícia no ato realizado pelo  Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no dia 21 de fevereiro, na sede da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Os manifestantes iriam participar de uma reunião para negociar moradia, mas em frente à Cehab ocorreu uma grande confusão e a polícia reagiu contra os manifestantes de forma truculenta. Dez pessoas foram presas, incluindo alunos e ex-alunos da Unicap. Eles foram acusados de tentativa de incêndio, dano qualificado, resistência e desacato à autoridade policial. Foram torturados psicologicamente na delegacia e maltratados fisicamente.
“No momento em que aconteceu, eles entraram em contato conosco e a Unicap se prontificou a verificar o que tinha acontecido, e a demonstrar apoio absoluto”, afirmou Manuela Abaht Valença, professora do curso de Direito da Unicap. Docentes participaram da audiência de custodia, na condição de professores e advogados, para liberar os 10 presos, inclusive os quatro alunos da Unicap, e conseguiram, porque as prisões tinham sido ilegais.
O Ato de Desagravo foi um meio de explicar o que aconteceu para o meio acadêmico e prestar solidariedade aos presos. “Quisemos homenageá-los por terem dado um exemplo de luta por direitos. É isso o que a gente mais espera dos nossos alunos”, acrescentou Manuela Abaht Valença