Católica sedia o 1º Seminário Pernambucano da ABDPro

A Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), realizou, entre os dias 20 e 22 de novembro, no auditório G1, o 1º Seminário Pernambucano da ABDPro.

Na quarta-feira (22), o Seminário teve início às 8h, com mesa-redonda abordando o tema “Tutela provisória”, com a participação dos professores Lorena Guedes e Marco Aurélio Peixoto, como palestrantes, e da professora Laura de Castro, como debatedora. O professor Roney José de Lemos presidiu a mesa.  Após um intervalo, o Seminário foi reiniciado às 9h30 com a segunda mesa, que tratou do tema “O CPC/15 e o Processo Eleitoral Tributário, Penal, Ambiental e Trabalhista”, com as presenças dos professores Walber de Moura, Hélio Silvio e Jorge André de Carvalho, como palestrantes, e o professor José Guerra de Andrade, como debatedor. A mesa foi presidida pelo professor Paulo Roberto Cerqueira.  A ultima palestra desta primeira edição do evento foi realizada às 19h, debatendo o tema “Processo nos Tribunais”, tendo como integrantes da mesa o professor Igor da Silva Rego, como presidente; professor Antonio Carlos Ferreira, como debatedor; e os professores Frederico Ricardo de Almeida Neves, Marcos Aurélio do Nascimento e Arthur Orlando Lins, como palestrantes.

Nesta 1ª edição do evento, os organizadores homenagearam o professor Manoel Severo Neto, fundador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap. O professor e advogado Roberto Campos Gouveia Filho enfatizou que neste primeiro ano do Seminário “estamos privilegiando trazer membros locais para mostrar a força do Direito Processual Civil pernambucano, em todas as suas escolas, na Unicap acima de tudo, mas também na Faculdade de Direito do Recife e outras instituições”. Sobre a importância de promover esse evento na Unicap, o professor Roberto destacou que “Temos um Código de Processo Civil recentemente aprovado, que ainda é um objeto de muita discussão. Então, trazer esse assunto para os alunos e para a comunidade externa é de grande importância, além de ser mais um momento para que a Universidade se abra para a sociedade”.