Artigos científicos do curso de Jogos Digitais serão apresentados em dois congressos nos EUA

fotos-professores-alunos

A produção científica da Universidade Católica de Pernambuco esta a todo vapor. Pesquisas desenvolvidas no curso de Jogos Digitais serão apresentadas em importantes congressos nos Estados Unidos. Somente durante a 17th International Conference on Human-Computer Interaction (HCI), que acontece de 2 a 7 de agosto em Los Angeles, serão três artigos. Um outro artigo será apresentado na 6th Internacional Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE), que acontecerá em Las Vegas entre 26 e 30 de julho.

Os professores Breno Carvalho (coordenador do curso) e Carla Patrícia Teixeira são os co-autores do trabalho Newsgames: Gameplay and Usability in Simulation Games juntamente com Jarbas Agra, Valeska Martins, Anthony Lins, Marcelo Soares e André Neves.

O segundo artigo a ser apresentado no HCI tem a participação de alunos do curso de Jogos Digitais e é intitulado Doctor Who: Legacy, an Analysis of Usability and Playability of a Multi-Platform Game. Os co-autores são Rennan C Raffaele, Renato Alencar, Iran Barbosa Júnior, Bruno Colley, Gabriel Pontes, Breno Carvalho e Marcelo Soares. “Este trabalho surgiu de uma meta da disciplina de Estudo da Sociedade Dgital. Os alunos teriam de produzir um post científico para a disciplina só que o trabalho ficou tão bom que originou este artigo”, explicou Breno.

O terceiro artigo a ser apresentado no HCI relaciona jogos e marcas, ou seja, a publicidade nos jogos e foi desenvolvido por Breno Carvalho juntamente com os professores da Universidade de Covilhã, em Portugal,  Herlander Elias e Ernesto Vilar Filgueiras. Ads-On Games & Fake Brands: Blending Interactions, Commercials And User Experience analisa o uso da marca dentro dos games como pressuposto de valor para criar essa relação de jogador/consumidor. “Chrysler e Porsche, por exemplo, usam o game Need For Speed como experiência de designers de futuros carros”, detalhou Breno.

No congresso de Las Vegas, o artigo Usabilility and gameplay in newsgames: a comparative analysis of the genre of documentary published in Brazilian news portals analisa o “Estado da Arte a respeito da realidade virtual dos jogos digitais”, segundo Breno Carvalho que assina o artigo com Carla Teixeira, Marcelo Soares, André Neves, Anthony Lins, Jarbas Agra, Valeska Martins e Gabriel Soares.