Artigo sobre livro do reitor da Unicap é selecionado para Simpósio em Minas Gerais

O artigo da aluna do Mestrado em Ciências da Linguagem Maria José Cavalcanti de Andrade, foi selecionado para o XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e para o IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SIEL) na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. A tese faz uma análise de um dos contos do livro Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias, escrito pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens.

A metáfora na história “A escola de minha mãe”, de Pedro Rubens: um estudo sobre os processos de referência é um trabalho da disciplina Linguística Textual, ministrada pelas professoras da Unicap Roberta Caiado e Isabela Rêgo Barros. As metáforas presentes no livro, publicado em 2011 pela editora Confraria do Vento, foram verificadas por Maria José. O estudo dos processos de referências, através das analogias e semelhanças são o foco da análise literária.

As histórias escritas por Padre Pedro recontam sua infância em Vazantes, no Ceará, por meio de um universo lúdico e metafórico. O conto “A escola de minha mãe” foi escolhido pela estudante do mestrado, que também é professora e coordenadora pedagógica, por fazer alusão ao sistema educacional. “O enredo mostra a importância da escola, a necessidade do ensino para evolução. É o que eu vivencio no meu dia a dia como educadora”, relatou Maria José.